“Falsiane”: evite este tipo de pessoa

“Falsiane”: evite este tipo de pessoa

Gíria de autoria incerta que surgiu na internet, "falsiane" é aquele tipo de pessoa que esbanja simpatia e palavras doces como "querida" ou "lindo", sempre se fazendo de amiga e de ser mais agradável da face da Terra. Tudo fachada para camuflar a personalidade fofoqueira, dissimulada e, como o próprio termo diz, falsa.

Como é no ambiente de trabalho que passamos a maior parte do tempo, obviamente é nele que prolifera gente falsa de todo tipo. "Em geral, alguns são aqueles colegas imaturos profissional ou pessoalmente que acabam assumindo comportamentos inadequados para ganhar espaço social. Outros têm mesmo caráter duvidoso e posturas antiéticas ou inescrupulosas", diz Maria Andrea Duarte de Souza Leite, coordenadora do curso de gestão de RH da Umesp. Consultores e especialistas em carreira, a pedido do site UOL, descreveram os tipos mais comuns de "falsianes" no ambiente profissional. Conheça alguns:

A coitadinha: sabe aquela pessoa que acha que todos estão contra ela e se coloca como vítima das circunstâncias? É o perfil típico dos inseguros, que optam por se fazer de coitados para não assumirem erros e atitudes. Falsianes do tipo coitadinha se melindram com tudo e têm dificuldade para aceitar críticas, mesmo as construtivas. É importante não se envolver emocionalmente com esse perfil. Para enfrentá-la, mantenha-se naturalmente firme.

A manipuladora: investe no joguinho de amizade, ludibria com elogios ou promessas falsas para conseguir o que quer. Sorrateiramente, leva os outros a tomar decisões e atitudes que, de algum jeito, podem beneficiá-la. Sua ascensão na empresa pode ser rápida. Muito cuidado com esse perfil. Como é difícil de identificar no início, o jeito é desconfiar de pessoas muito agradáveis, mas que revelam algum comportamento estranho, fora dos padrões ou antiético. Para driblar essa "falsiane", é necessário ter autoconhecimento, segurança em si, autonomia e, principalmente, firmeza de opinião.

A invejosa: está sempre por perto se fingindo de amiga e vendo tudo o que você faz para fazer igual, ou melhor. Muito cuidado, porque, além de tentar fazer tudo igual, gente invejosa pode tentar eliminar o objeto de admiração, com fofocas ou criação de situações complicadas. Com esse tipo de colega, o melhor é limitar a convivência a uma relação mais formal, com pouca ou nenhuma informação mais pessoal.

A distraída: fingindo distração, essa falsiane sempre deixa escapar - perto do ouvido do chefe ou de alguém com poder - que fulano está atrasado ou que sicrana ainda não entregou o relatório. Para combatê-la, o melhor jeito é não dar trela aos comentários que ela tece sobre os outros. Sem ouvintes, seu poder diminui.

Caso queira conhecer outros tipos de “falsianes”, acesse o link:

https://mulher.uol.com.br/comportamento/listas/10-tipo-de-falsianes-para-manter-distancia-no-trabalho.htm

 

Compartilhar: