Frases dos gurus corporativos para reflexão

Frases dos gurus corporativos para reflexão

Em São Paulo, no final de 2013, ocorreu a HSM ExpoManagement, reunindo alguns dos nomes mais importantes do mundo da Administração. Temas como Ética, Sustentabilidade, Marketing e Liderança foram debatidos com a profundidade e precisão que os novos tempos exigem. Vale a pena refletir sobre algumas frases marcantes, que, durante o evento, foram proferidas por importantes gurus corporativos:

•    “Mesmo com a recuperação das finanças mundiais depois da crise de 2008, as corporações ainda estão com receio de investir, porque perderam a confiança no sucesso”. Paul Ormerod, economista britânico e criador do pensamento econômico Network Economics;

•    “Vontade todos têm. Comprar um caro novo, chegar à presidência da empresa...mas é a paixão que te dá a obstinação em resolver os pepinos e ainda continuar feliz e acordar disposto”. Wesley Batista, presidente global do frigorífico JBS;

•    “Para ter sucesso, as empresas precisam criar um coração. Estamos todos na espaçonave chamada Terra e as pessoas exigem responsabilidade das empresas”. Paul Dickinson, especialista em sustentabilidade e fundador do Carbon Disclosure Project (CDP);

•    “Informação será o maior recurso natural do século XXI e, diferente do carvão, é ilimitado e precisa apenas ser refinado”. Ginni Rometty, presidente da IBM;

•    “Se você tivesse de tomar uma decisão em sua empresa, escolheria a visão de um ‘Nerd’, que se baseia em dados e pesquisas, ou a de algum especialista que se baseie, primordialmente, na própria experiência? Sem menosprezar a importância dos especialistas, a decisão deve ser baseada nos dados que foram trazidos pelo Nerd”. Andrew Mcafee, pesquisador do Mit Center for Digital Business;

•    “Esse modelo de concentração de poder em uma pessoa, no simples esquema de manda quem pode e obedece que tem juízo, está ultrapassado e tende a deixar as empresas piores e despreparadas. Se quem gerencia é o único com o controle dos processos de inovação, ele está sendo tirano e, em 100% dos casos, impedindo avanços dentro da própria empresa”. Gary Hamel, professor da London Business School.

Philip Kotler, um dos papas da administração moderna, encerrou a ExpoManagement com uma palestra sobre como criar marcas fortes e vencer em um mercado competitivo e global. Kotler insistiu no fato de que o Brasil precisa construir empresas mais globais, que atuem em outras partes do mundo, começando pelos países vizinhos.

Fonte: Revista Administrador Profissional / Ano 36 / nº 329

Compartilhar: