Gestão da Carreira Profissional em 2016

Gestão da Carreira Profissional em 2016

Com a proximidade de um novo ano, inevitavelmente, as pessoas devem refletir sobre suas carreiras profissionais. Antes da virada, é momento de fazer o balanço do ano que passou e iniciar 2016 com uma nova postura. A coach e consultora Regina Nogueira apresenta diversas dicas para as pessoas adotarem, visando alavancar suas carreiras profissionais em 2016:

Reflita: qual é o seu propósito com o seu trabalho? Qual é o papel que deseja desempenhar dentro da empresa e na vida? Qual é o legado que deseja deixar?

Trace objetivos: elenque quais são os objetivos de médio e longo prazo e trace ações assertivas para alcançá-los.

Inspire-se: busque inspiração em histórias de profissionais que conquistaram o próprio espaço com muito trabalho e autodesenvolvimento. Também seja fonte de inspiração para os profissionais que estão ao seu redor.

Saia da zona de conforto: embarque em novos desafios, especialize-se na sua área de atuação, lapide suas habilidades e capacidades, pois isso te diferenciará dos demais profissionais. Andar na contramão do mercado pode ser extremamente positivo!

Aculture-se: ler, saber, entender, compreender o contexto. O profissional com boa formação cultural acessa um patamar elevado e tem condições de alcançar uma compreensão mais apurada e diferenciada do cenário.

Informe-se: um profissional bem informado destaca-se em qualquer setor do mercado de trabalho, pois as empresas têm carência de profissionais atualizados que contribuam com conhecimento que abra portas, dê alternativas e, muitas vezes, soluções. Lembre-se: informação é poder.

Estabeleça boas relações interpessoais: um ponto de muita relevância para as empresas no momento da seleção é a capacidade que o profissional tem de estabelecer relações positivas com o grupo que está inserido. Trabalhar em equipe, gerar discussões construtivas e pró-atividade são características que influenciam no seu desenvolvimento profissional e da equipe.

Seja alegre: a alegria é transformadora e, muitas vezes, curadora. Ter prazer na profissão ou na função que desempenha atrai e transforma. Ser alegre é uma atitude, uma decisão que se colocada em prática todos os dias pode fazer de você um gestor ou colaborador de sucesso que contagia e motiva toda a equipe, além de, consequentemente, tornar-se uma pessoa de bem consigo mesmo e um profissional marcante, lembrado por atrair positividade por onde passa.

Busque o autoconhecimento: conhecer a si próprio é fundamental para o desenvolvimento da carreira.

Fonte: https://www2.uol.com.br/canalexecutivo/carreiras.htm

 

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