Gestão do emagrecimento

Gestão do emagrecimento

Aconteceu um fato curioso comigo esta semana. Encontrei uma velha amiga e, ao perguntar se estava tudo bem, ela disse que sim, porém, comentou que estava um pouco gorda e precisava emagrecer. Lembrei que, nos últimos anos, em todas as vezes que a encontrei, ela sempre disse a mesma frase. Surgiu então uma dúvida: se ela acha que está gorda, porque não emagrece?! Fofinhos e fofinhas, não se desesperem, a ciência da Administração tem a resposta.

Querer emagrecer é um objetivo, porém, para que ele seja atingido, é necessário um planejamento estruturado, composto por várias etapas. A primeira etapa consiste na quantificação e na temporização do objetivo, ou seja, devemos transformá-lo em uma meta. Por exemplo, caso ache que está 24 quilos acima do peso, você pode decidir perder tal peso em um ano, transformando seu objetivo em uma meta de 2 quilos por mês.

Após a definição da meta, devemos adotar uma ou mais estratégias para atingi-la. Por exemplo, para se perder peso, existem duas estratégias possíveis: praticar exercícios e adotar uma nova rotina alimentar. Depois das estratégias terem sido definidas, devemos elaborar um plano de ação, que consiste na formalização das estratégias, transformando-as em atividades diárias que deverão ser realizadas. Por exemplo, no caso do emagrecimento, devemos definir os dias e horários que praticaremos atividades físicas, assim como o cardápio diário e os horários nos quais as refeições serão feitas.

A última etapa do processo consiste no controle, ou seja, ao final de cada mês, devemos subir na balança para verificar se perdemos, efetivamente, os 2 quilos. Caso tenhamos conseguido atingir a meta, devemos continuar com o mesmo plano de ação, do contrário, devemos refazê-lo, ou até mesmo, caso necessário, repensar as estratégias que foram adotadas.

Infelizmente, várias empresas e pessoas nunca conseguem atingir seus objetivos, pois se esquecem de elaborar um planejamento estruturado para tentar atingi-los. Além disso, não podemos esquecer que é preciso muita perseverança e esforço para colocá-lo em prática. Espero que minha velha amiga esteja lendo este artigo, pois gostaria de vê-la mais magra da próxima vez que a encontrar. Tenho certeza que ela sentirá muito orgulho de si mesma quando, finalmente, conseguir transformar seu objetivo em realidade.

Compartilhar: