A importância da empatia no ambiente de trabalho

A importância da empatia no ambiente de trabalho

A empatia é definida como a habilidade ou capacidade de reconhecer e compreender emocionalmente o outro. Em outras palavras, é um atributo que permite à pessoa realizar o exercício mental de se imaginar na posição do outro. E, em tempos difíceis e de grande estresse, a empatia pode se mostrar uma grande aliada — em especial, dentro das empresas.

A empatia no ambiente de trabalho é considerada uma soft skill (habilidade “suave” ou “leve”, que lida com a relação e interação com outros). E ela se faz necessária tanto nas relações diárias como nas demandas e tarefas de trabalho. Por certo, será necessário na convivência com os colegas, em um momento ou outro, uma maior compreensão por alguma das partes.

“Habilidades como resiliência, empatia, colaboração e comunicação são todas competências baseadas na inteligência emocional e que distinguem profissionais incríveis da média”, afirma Daniel Goleman, psicólogo expert no assunto e autor do best-seller Inteligência Emocional.

O trabalho é uma das esferas mais importantes das nossas vidas, e o mercado é um ambiente de extrema competitividade. De acordo com Fernanda Pinheiro, em um artigo publicado no site da Ivory, é dentro da empresa que passamos boa parte da nossa semana, e é lá onde temos que superar desafios, contornar obstáculos e trabalhar em equipe.

Contudo, não se pode deixar de lado o fato de que nós somos seres humanos, sociais e emotivos, que nos preocupamos com o que os outros pensam e com a forma em que avaliam às nossas falas e ações. Por isso, damos enorme valor às nossas relações pessoais com os outros, estejam elas dentro ou fora do local de trabalho.

Tudo isso é natural, e é justamente por isso que a empatia é um valor tão importante: ela mostra que reconhecemos a humanidade no outro, que o respeitamos e que nos importamos com ele. Segundo Fernanda, existem ao menos quatro benefícios em estimular a empatia no ambiente de trabalho e em proporcionar uma cultura organizacional mais empática:

Melhorar as relações entre os colaboradores: a empatia exige uma boa comunicação entre as partes. Afinal, como é possível entender o outro e exercer a empatia se não sei o que ele está pensando ou passando? Ao escutar o colega e demonstrar empatia, você acaba fortalecendo o seu vínculo com essa pessoa e passa a ter uma melhor relação com ela;

Reduzir o nível de estresse: ter uma boa relação entre os colaboradores é essencial para reduzir o nível de stress na empresa. Afinal de contas, ao saber que pode contar com a equipe, é natural que o profissional se sinta mais confortável e acolhido dentro da empresa. E isso se reflete tanto na satisfação com o trabalho como em seu estresse no cotidiano;

Aumentar a produtividade da empresa: quando a gente está bem com a vida e, principalmente, com os nossos colegas de trabalho, a nossa atuação profissional melhora bastante, não é mesmo? Então, além de ser mais produtivo, o colaborador satisfeito com o emprego é um melhor parceiro, e pode até se tornar um funcionário inovador;

Melhorar o atendimento ao cliente final: e o último benefício, que pode ser considerado uma consequência de todos os outros, é o melhor atendimento ao cliente. Afinal, quando sua empresa trabalha bem, o consumidor final também sai ganhando, seja na qualidade do serviço ou no preço do produto.

Para praticarmos a empatia no ambiente de trabalho, o primeiro passo envolve, primeiramente, escutar o outro. Por sua vez, ressalta Fernanda, escutar o outro estimula uma questão extremamente importante para criar um ambiente de trabalho mais empático, que é evitar o julgamento prévio.

“É fundamental evitar pré-conceitos e suposições sobre o que está acontecendo com o colega: a melhor coisa a se fazer é perguntar diretamente à pessoa como ela está se sentindo, se está tudo bem e como você pode ajudar”, explica Fernanda.
 

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