A importância das factorings para as micro e pequenas empresas

A importância das factorings para as micro e pequenas empresas

Acredito que muitas pessoas não conhecem as factorings. Alguns, que já ouviram falar, mas não as conhecem com maior profundidade, possuem uma imagem negativa delas, pois acreditam que são empresas que cobram juros extorsivos dos micro e pequenos empresários, recebendo o termo pejorativo de “agiotas”.

A atividade de factoring, cuja etimologia vem do radical latim “factor”, recebe no Brasil diversas denominações, como “fomento comercial”, “fomento mercantil” ou ainda “faturização”, que significa expansão e desenvolvimento dos negócios no mercado. No Brasil, surgiu no início dos anos 80, mais precisamente em 1982, com a fundação da Associação de Fomento Mercantil (ANFAC), com o objetivo de divulgar e expandir as negociações de factoring no país.

No início de suas operações, por falta de conhecimento e divulgações de formas equivocadas, o sistema de factoring era confundido com agiotagem, porém, hoje é um importante mecanismo de auxílio às micro e pequenas empresas, sendo uma atividade comercial legal que recolhe impostos e segue diretrizes para preservar os direitos dos consumidores, já agiotagem, por outro lado, é uma atividade ilegal.

Juridicamente, o conceito de factoring está relacionado ao acordo entre duas empresas, sendo que uma delas vende a outra um título com vencimento futuro – também conhecido por “recebível” – recebendo como contraprestação, o valor do título descontado, ou seja, a remuneração pela transação. As operações realizadas pelas factorings são conhecidas no mercado como desconto de recebíveis (cheques pré-datados ou duplicatas).

O factoring é uma operação financeira destinada principalmente às micro e pequenas empresas, para que possam ter valores em caixa com a antecipação dos seus recebíveis, sendo uma opção em relação às operações oferecidas pelas instituições financeiras.

Todos os segmentos de empresas necessitam de recursos em caixa para operar, sendo que, normalmente, as micro e pequenas não possuem uma estrutura adequada para suportar as mudanças do mercado e da economia, formada geralmente por pessoas sem capacidade financeira de destinar recursos ao capital de giro do negócio, porém com capacidade de gerir suas empresas.

Seja pela falta de credibilidade nas instituições financeiras tradicionais, seja pela comodidade e rapidez que as empresas de factoring oferecem aos empreendedores, acredita-se que as operações de factoring podem ser uma boa opção para obtenção de recursos financeiros de curto prazo para as micro e pequenas empresas. Portanto, como muitas cidades possuem empresas de factoring atuando no mercado, é importante que os empreendedores façam uma cotação antes de fechar negócio com um instituição financeira tradicional. 

Fonte: este texto reflete a opinião do autor e algumas conclusões do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) elaborado pela aluna Angela Maria Tiago da Silva*, como exigência para conclusão do curso de pós-graduação lato sensu em Controladoria e Finanças do Centro Universitário Moura Lacerda.

*Assistente administrativo na União Mercantil Ltda. (Grupo Centerpar).
 

Compartilhar: