A importância do "departamento ânus”

A importância do "departamento ânus”

Um belo dia, dentro de um corpo humano, o coração começou a contar vantagem, dizendo que era o órgão mais importante. Afirmou que sem ele o corpo pararia, pois, literalmente, dava o sangue para que os outros órgãos pudessem trabalhar. O pulmão ficou indignado e também disse que era o mais importante, pois o que seria dos outros órgãos sem oxigênio. O conflito começou a ficar mais acirrado quando o cérebro entrou na disputa, afirmando que controlava o funcionamento de todos os órgãos do corpo humano.

A dimensão do conflito foi aumentando cada vez mais, pois o fígado, o intestino e o rim entraram na disputa, também afirmando que eram os mais importantes. De repente, em meio à acalorada discussão, ouviu-se um som estranho, que mais parecia um PUM. Para surpresa de todos, era o ânus querendo dar sua opinião. Ao iniciar sua argumentação com um hálito fétido, os outros órgãos caíram na risada. Pediram para ele calar a boca, pois a discussão era entre “gente” importante. Ao afirmar que também era muito importante, as risadas aumentaram. Diante disso, o ânus ficou magoado e entrou em greve.

No dia seguinte, os órgãos “importantes” menosprezaram o ânus, dizendo que já fazia um dia que ele não trabalhava e o corpo estava funcionando perfeitamente. Porém, três dias após o início da greve, os órgãos “importantes” deixaram de funcionar devidamente. No quarto dia, fizeram um abaixo assinado e pediram perdão ao ânus, suplicando para que voltasse ao trabalho.

Nas organizações, este problema também ocorre. Cada departamento acha que seu trabalho é mais importante que o trabalho dos demais. Consequentemente, diversos conflitos surgem, atrapalhando o funcionamento da organização como um todo. Portanto, todos devem conhecer e respeitar as atividades de cada um dos departamentos que compõem a organização, pois cada um deles tem sua importância, mesmo que não seja explícita em um primeiro momento.

Para que este conceito seja colocado em prática nas organizações, deve-se adotar a estratégia de levar os funcionários de um departamento para passar o dia em outro, visando conhecer a importância das atividades que são exercidas e as dificuldades que são encontradas. Dessa forma, os departamentos tenderão a se respeitar mais, reduzindo os conflitos e tornando-os parceiros, ao invés de inimigos.

 

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