A importância do facebook para as empresas

A importância do facebook para as empresas

Postado em 07 de Maio de 2014 às 12:05 na categoria Gestão Estratégica Há dez anos, surgia um fenômeno na internet: o Facebook. Neste pouco tempo, as empresas perceberam que não podem ficar de fora desse universo azul liderado por Mark Zuckerberg. “O Facebook é o maior shopping center global, caminha para dois bilhões de usuários. Criar uma fan page oficial, além da comunicação com seus públicos, rejuvenesce a marca, mostra que está atenta às tendências sociais”, analisa o especialista em redes sociais Gil Giardelli, professor da ESPM.

O uso frequente das redes sociais tem mudado não só a forma das empresas se comunicarem com seus clientes e fornecedores, como também as obriga a profundas transformações nos paradigmas dos processos estratégicos de mercado e construção de marcas. É o que aponta uma pesquisa da Education First, realizada junto a profissionais de negócios em dez países, incluindo o Brasil. O estudo revela: 44% dos entrevistados reconhecem um aumento da consciência do público sobre os produtos e marcas da empresa devido às redes sociais. Outros 32% afirmaram que sites como o Facebook ajudam a gerar prospectos de vendas e 27% afirmaram que elas abrigam opiniões de clientes e ajudam a entender o que eles querem. Já para 16% dos entrevistados, as redes sociais podem ser um bom recurso de treinamento.

Pelo lado dos consumidores, o Facebook também tem sido uma importante arma contra eventuais abusos em produtos e serviços. Além das reclamações em mensagens privadas e abertas ao público em geral, os usuários podem buscar informações e dirimir dúvidas no canal do Procon-SP (fb.com/proconsp) sobre os direitos e deveres no mercado de consumo. “O principal objetivo é informar o consumidor da forma mais simples e direta possível, pois entendemos que, por meio da educação para o consumo, muitos conflitos podem ser evitados”, explica o coordenador das redes sociais do Procon SP.

Apesar de todos os benefícios gerados pelo Facebook, não são poucas as empresas que ainda veem com desconfiança quando o assunto é o uso pelo público interno. Porém, para Sergio Falsarella Júnior, da SER, empresa especializada em tecnologia para Gestão de Pessoas, o Facebook pode ser uma ferramenta capaz de cativar e interagir melhor do que as formas mais usuais, como o mural.

“Os colaboradores não se entusiasmam a participar dos portais tradicionais e da intranet porque sabem que, naqueles espaços, a comunicação é feita em mão única, de cima para baixo. O mundo evoluiu e a criação das redes sociais tornou a vida de todos nós muito mais colaborativa. Mais do que simplesmente receber informações, as pessoas querem contribuir, expor sua opinião, participar”, argumenta Giardelli. “Tudo passa por uma educação dos colaboradores para evitar quedas na produtividade. Até porque não adianta bloquear o acesso via computador, sendo que a pessoa pode acessar todo o conteúdo pelo celular ou tablet particular”, complementa o professor da ESPM.

Fonte: Revista Administrador Profissional – ano 37 – n°333

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