A infidelidade é resultado da insatisfação

A infidelidade é resultado da insatisfação

A fidelidade deve ser um caminho de mão dupla, pois, para que uma pessoa seja fiel a alguém, é necessário que este alguém também seja fiel a ela. Tal sentimento não nasce da noite para o dia, devendo ser construído por meio de ações concretas no dia-a-dia, pois, “de boas intenções o inferno está cheio”.

Quando um cliente trai uma empresa, ou seja, procura um concorrente, a primeira reação da empresa é chamá-lo de traidor. Acredito que uma questão deve ser levantada neste caso: será que o cliente não foi traído primeiro?

Normalmente, no início do relacionamento, várias promessas e benefícios mirabolantes são prometidos pelas empresas para conquistar os clientes. Todos nós temos experiências para contar relacionadas a decepções com promessas não cumpridas. Quantas vezes já compramos “gato por lebre”? Sem contar que, em alguns casos, a “lebre” ainda é entregue com atraso!

Há uma preocupação muito grande das empresas em conquistar novos clientes, mas elas deveriam se preocupar, prioritariamente, em fidelizar os que já possuem. Tal fidelização não se faz apenas com promessas, e sim com ações concretas simples.

Em mercados mais competitivos, deve-se buscar superar as expectativas dos clientes e não simplesmente atendê-las. Um exemplo interessante neste sentido é a estratégia adotada por uma rede de açougues de São Paulo que, com as informações que possui em seu banco de dados, envia aos seus clientes, gratuitamente, receitas de como preparar o tipo de carne que eles mais compram. Você gostaria de receber em sua casa, sem que tivesse pedido, um livro de receitas com diferentes formas de preparar uma maminha? Eu gostaria!

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