ISO 9001: conceito e benefícios para a empresa certificada

ISO 9001: conceito e benefícios para a empresa certificada

Segundo Andressa Lando, em um texto publicado na Templum, a International Organization for Standardization (ISO) é uma organização fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suíça. Seu propósito é desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas por organizações de todos os países do mundo. Mais de 111 países integram esta importante organização internacional especializada em padronização. O Brasil é representado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A ISO possui uma família de normas que trata de qualidade: a ISO série 9000. Nesta família está a ISO 9001, que trata dos requisitos para sistemas de gestão da qualidade. Uma organização que possui um sistema de gestão da qualidade de acordo com a norma ISO 9001 pode solicitar a certificação e obter o “selo de conformidade ISO 9001”. A versão brasileira da ISO 9001 chama-se ABNT NBR ISO 9001.

No início, comenta Lando, muitas empresas implementavam este Sistema de Gestão da Qualidade para atender uma demanda e/ou exigência de algum de seus clientes, mas esse fato vem mudando dia após dia. A visão de que a ISO 9001 é um monte de documentos que só serve para aumentar a burocracia, felizmente, já ficou para trás. Atualmente, essa certificação deve ser encarada como uma excelente ferramenta para se colocar em prática a filosofia do Kaizen, que significa a busca pela melhoria contínua.

O processo para adequação às normas exigidas pela ISO e a posterior obtenção da certificação ISO 9001 trará diversos benefícios para a empresa. Segundo Marcus Marques, podem ser observados 5 benefícios:

1°) Competitividade: a partir do momento que uma empresa torna-se certificada pela ISO 9001, ela passa a ser ainda mais valorizada por seus clientes, bem como por todos os seus stakeholders. Isso acontece, pois existem muitos consumidores que preferem adquirir produtos e serviços de organizações certificadas. Além disso, muitos profissionais terão maior interesse em fazer parte do time da empresa, já que ela preocupa-se em oferecer o que há de melhor, não só para seus clientes externos, mas também para os internos.

2°) Organização: uma empresa que tem interesse em obter a certificação ISO 9001 terá de fazer, obrigatoriamente, o mapeamento de todos os seus processos, documentá-los e executá-los exatamente da forma como está descrito em cada documento. Isso faz com que toda a produção dentro da empresa ocorra de forma ainda mais organizada e padronizada, trazendo maior agilidade aos processos e melhorias ao dia a dia de trabalho de todos os colaboradores.

3°) Produtividade: outro ponto extremamente positivo da implantação da ISO 9001 nos processos internos de qualquer tipo de empresa é o aumento da produtividade dos funcionários. Isso acontece justamente pela obrigatoriedade de tudo ser mapeado, documentado e executado conforme a descrição dos processos de trabalho de cada área da organização, que deve seguir uma parametrização e padrão de qualidade. Isso é essencial, pois a partir do momento que todos sabem exatamente o que e como devem fazer; as ações se tornam mais eficientes automatizadas e ágeis.

4°) Redução de custos: uma das principais vantagens de se obter a certificação da ISO 9001 é a redução de custos. Ela acontece, pois as normas implementadas pela ISO nas empresas faz com que haja uma diminuição considerável nos índices de erros e problemas na execução das atividades diárias, evitando assim, que se perca tempo corrigindo erros e fazendo retrabalhos.

5°) Facilidade na transferência de conhecimentos: tendo em vista que toda empresa contrata diversos colaboradores por ano, é necessário, obviamente, que eles sejam treinados acerca das tarefas que realizarão diariamente. Como todos os procedimentos que acontecem precisam estar devidamente descritos em um documento, isso torna mais fácil à transferência de conhecimentos sobre o cargo/função, caso um colaborador mude de área, seja contratado ou saia da empresa, por exemplo. Assim, todos os processos vão sendo melhorados continuamente, e os próximos colaboradores que vierem a fazer parte da empresa tendem a aprimorá-los ainda mais.

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