Marketing pessoal: crie e venda sua imagem

Marketing pessoal: crie e venda sua imagem


“O verdadeiro marketing pessoal é lastreado na imagem projetada nos contatos, na atenção dispensada, no fato de estar disponível, na atenção dada aos colegas, no cumprimento pelo aniversário, na maneira gentil e atenciosa de lidar com as pessoas em geral”, explica Reinaldo Passadori, CEO do Instituto Passadori.

“O marketing é a maneira com a qual as empresas mostram suas qualidades, o potencial de seus produtos. O mesmo conceito se aplica às pessoas, por meio do Marketing Pessoal. Não simplesmente vender-se ou se auto promover, é fazer-se notado por suas habilidades, qualidades, competências. Marketing Pessoal é fundamental para que o indivíduo se mostre ao mercado como um produto que deve ser comprado e valorizado”, comenta Adriana Paula, gestora de carreira e mastercoach da OutliersCareers.

Para Alexander Baer, professor da FGV, o marketing pessoal tem seu código de ética a ser seguido. “Marketing Pessoal não tem nada a ver com jogar futebol, bajular o chefe ou negligenciar o trabalho. Os exemplos negativos não devem impedir que você aprenda técnicas que possam ajudá-lo a progredir na sua carreira. Ele tem estrita relação com a empregabilidade. Convenhamos, os contatos não vão aparecer de repente, em caso de demissão ou mudança de atividade profissional. Contatos precisam ser cultivados. Por isso, esqueça a velha desculpa da falta de tempo. Nunca é tarde para lembrar que você terá todo o tempo do mundo se for demitido”, afirma Baer.

Em tempos de instabilidade no mercado de trabalho, o marketing pessoal pode ser o fiel da balança em um momento de recolocação, segundo os especialistas. Ter seu trabalho difundido e reconhecido pode ser um diferencial. “Hoje existem até mesmo assessorias de marketing pessoal, que ajudam profissionais com isso”, ressalta o professor, consultor e escritor Marcos Cobra.

Passadori afirma que estar atento à importância de causar uma boa impressão por onde trafega mostra o preparo e a importância que se dá ao marketing pessoal. “Sabemos de muitos casos de pessoas que foram demitidas e tiveram muitas dificuldades de uma recolocação, outras tiveram que reduzir drasticamente suas pretensões salariais justamente por não terem a preocupação em fazer um bom marketing pessoal. Curiosamente, pequenos detalhes fazem uma grande diferença, desde uma atenção dada em uma conversa, um jeito agressivo de lidar com as pessoas, desrespeito, falta de educação, maledicências, tudo é passível de ser observado e decodificado pelo interlocutor, podendo comprometer a imagem ou a percepção de quem age, impensadamente, desse modo”, finaliza Passadori.

De acordo com Paula, estamos diante de um cenário muito competitivo e cada vez mais as pessoas investem em si mesmas. “São várias pessoas com as mesmas qualificações, porém o que as difere é o modo como elas se apresentam. Como demonstram aquilo que sabem fazer de melhor. Marketing Pessoal é atribuir valor à sua imagem, muito mais que se vender: é um conjunto de maneiras e possibilidades, que irão fazer com que as pessoas sejam vistas de maneira muito mais positiva”.

Fonte: Revista Administrador Profissional / Ano 39 / nº 358

 

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