Mentira tem “perna curta”

Mentira tem “perna curta”

Com certeza, você já ouviu a expressão “mentira tem “perna curta”. Porém, provavelmente, não conhece sua origem. As pernas curtas em questão tinham dono: o famoso pintor Henri de Toulouse-Lautrec. No final do século XIX, Lautrec era famoso pelas histórias generosas que contava sobre si mesmo – dizem que seu talento para a mentira era tão grande quanto sua vocação artística. Como o pintor tinha um defeito físico que impediu suas pernas de se desenvolverem como o esperado, surgiu a expressão “a mentira tem perna curta”, que usamos até hoje.

Tanto no ambiente de trabalho quanto na vida pessoal, para fugir de problemas, críticas ou julgamentos, muita gente acaba mentindo ou distorcendo os fatos. Com um olhar mais atento, porém, é possível sacar uma pessoa mentirosa de cara. Duvida? Os sinais surgem porque mentir não é não é algo natural para o cérebro, então o corpo reage de forma diferente da habitual. Heloísa Noronha, do site Universa, enumerou 6 dicas que fornecem indícios para identificarmos uma pessoa que está mentindo:

1. Preste atenção no jeito de falar e no tom da voz
As palavras revelam nossos pensamentos. Por isso, quando alguém mente, em geral a fala não está alinhada ao que a pessoa está pensando. O resultado é que as palavras começam a ficar embaralhadas, um sinal claro de que se trata de uma mentira. Em geral, a voz também fica trêmula, pois não há firmeza nem convicção naquilo que é dito. Além disso, a expressão facial não acompanha o discurso: a pessoa se diz preocupada, mas seu rosto não exprime inquietude, por exemplo.

2. Desvio de olhar? Sim, mas nem sempre!
A maior parte dos mentirosos geralmente não consegue manter contato visual com o interlocutor. Se a pessoa for contar uma história para você, olhe bem no fundo dos olhos dela e perceba se ela fica desviando o olhar. Esses desvios são um indício de que ela precisa se concentrar na mentira que está contando. Por outro lado, há mentirosos que fixam excessivamente o olhar - como o cérebro precisa construir imagens mentais para formular uma narrativa, fixar em um ponto ajuda nesse trabalho de criação.

3. Repare nas mãos e nos gestos 
Podemos encarar a mentira como uma maneira meio torta de “escapar” de uma situação de “perigo”, certo? A mente sabe disso, então, consequentemente, o corpo tende a reagir de acordo com o “risco”. As mãos tendem a suar e a gesticular de modo mais rápido, por exemplo. Há quem passe a gesticular para combater o nervosismo e simular descontração, mas aí é o discurso que costuma entrar em pane. Às vezes, a pessoa até está mantendo contato visual e é firme nas abordagens, mas demonstra “desconforto” corporal em relação ao que diz, mexendo no cabelo ou tocando o rosto. E, da mesma forma que alguns recorrem a gestos para aliviar a tensão, outros apostam na rigidez corporal e tentam se manter imóveis para que a mentira passe despercebida.

4. O rosto fica vermelho e a boca saliva mais
A face fica ruborizada, em especial, quando a pessoa é questionada sobre aquilo que está contando. E se você perceber que a pessoa está "engolindo seco" com frequência, é muito provável que ela esteja mentindo: isso ocorre porque quando estamos em alguma situação de alerta, nossas glândulas salivares tendem a produzir saliva de forma mais intensa.

5. A história é rica em detalhes? Xi…
Como tentativa de darem veracidade à sua narrativa, é comum que os mentirosos enfatizem demais as minúcias para construir uma situação que transmita credibilidade. Na cabeça deles, os pormenores ajudam a tornar a lorota mais “real”. Experimente perguntar algo sobre a história uma semana depois: pode apostar que a pessoa vai se embaralhar toda. Quando contamos algo real, costumamos nos ater aos aspectos principais e não aos inúmeros detalhes. As pessoas que falam a verdade têm foco, pois abordam o que realmente é importante.

6. Cuidado com as pausas longas
A falta de ritmo no discurso também merece atenção. Ao tentar se lembrar de tudo o que planejou falar, quem mente volta e meia faz algumas pausas associadas ao desvio de olhar - é o indicativo de que, na cabeça, está avaliando se o que fala soa coerente. Quando a história é real, a fala é mais fluida e solta.

Fonte: https://universa.uol.com.br/noticias/redacao/2018/03/12/siga-esses-6-passos-para-identificar-pessoas-mentirosas.htm
 

Compartilhar: