Mindfulness: atenção plena aumenta a produtividade

Mindfulness: atenção plena aumenta a produtividade

Mindfulness pode ser entendido como um estado mental baseado na experiência direta do momento presente, com consciência plena, e atitude aberta e não-julgadora a cada instante. O estado mental de mindfulness é uma alternativa a um estado mental bastante habitual nos dias de hoje, baseado na desatenção (“piloto automático”) e na reatividade excessiva em situações do cotidiano.

Segundo Jon Kabat-Zinn, um dos responsáveis pela ocidentalização dessa prática, mindfulness é a simplicidade em si mesmo. Trata-se de parar e estar presente. Isso é tudo. Para se experimentar e vivenciar o momento presente podem ser utilizadas práticas ou exercícios de mindfulness, baseadas no treinamento da atenção plena por meio de algumas “âncoras” para a observação consciente, como a própria respiração, ou as sensações e movimentos corporais.

A eficácia e a efetividade das intervenções baseadas em mindfulness para a promoção da saúde têm sido estudadas em uma variedade de populações, incluindo pessoas com diagnósticos de câncer, ansiedade, depressão, dor crônica, cardiopatia e outros transtornos relacionados ao estresse; bem como em indivíduos considerados saudáveis, mas com níveis elevados de estresse, como profissionais, estudantes, atletas, entre outros.

A técnica se popularizou nas grandes empresas como um meio de aliviar o estresse, melhorar a concentração, a atenção e a capacidade mental e, é claro, a produtividade. Para isso, a pessoa se concentra, durante um período, na própria respiração, nos batimentos cardíacos ou em partes do corpo. “Durante o exercício, o cérebro é treinado para focar a atenção em uma coisa só e no presente, sem julgar ou reagir. Por isso a técnica, além de aumentar a concentração e a eficiência, estimula a empatia e melhora os relacionamentos, pois torna as pessoas mais receptivas e menos reativas”, afirma o psicólogo Marcelo Oliveira, um dos fundadores do Centro Paulista de Mindfulness.

Entre as melhorias na qualidade de vida dos praticantes estão o aumento da criatividade, da memória e da rapidez em obter respostas para problemas complexos. “Na IBM, no início houve até uma certa resistência, o que é normal, porque as pessoas tendem a associar com religião, espiritualidade ou esoterismo, mas depois elas veem que não é nada disso”, conta Natasha Bontempi, facilitadora de treinamento e instrutora de mindfulness da IBM. Segundo ela, o mindfulness aumenta as conexões entre os neurônios e promove o autoconhecimento e a empatia. “Notamos melhorias nos relacionamentos profissionais e pessoais e houve até benefícios em casos de doenças crônicas”, comenta Natasha.

Quer conhecer um pouco mais sobre os benefícios que o mindfulness pode proporcionar para sua vida pessoal e profissional? Em Ribeirão Preto são oferecidos cursos e palestras sobre o tema. Acesse o link https://www.recantobossanova.com.br/cursos-e-eventos para obter maiores informações.

Fontes: https://www.mindfulnessbrasil.com/ e https://exame.abril.com.br/carreira/nova-tecnica-de-meditacao-aumenta-a-produtividade-no-trabalho/ 
 

Compartilhar: