Momentos mágicos

Momentos mágicos

Em uma aula de literatura, enquanto fazia cursinho, ouvi do professor uma frase que nunca mais esqueci: “o principal fator que pode destruir um relacionamento é a rotina”. Quando mantemos relacionamentos com outras pessoas ou empresas, inconscientemente, traçamos em nossas mentes algumas expectativas. Logicamente, quando tais expectativas são concretizadas, o relacionamento tende a se perpetuar, pois estamos satisfeitos.

O grande problema, conforme já comentei, é que a rotina, com o passar do tempo, poderá destruí-lo, pois, os concorrentes estão sempre bolando algo de novo para oferecer. Portanto, para que os relacionamentos sejam perpetuados, é imprescindível que existam momentos mágicos.

Faz alguns anos que compro no mesmo açougue. O ambiente é climatizado, os funcionários estão sempre sorrindo e atendem muito bem, a diversidade de produtos é grande e são de primeira qualidade. Resumindo, nunca tive uma queixa; portanto, estou muito satisfeito. Apesar disso, comecei a observar a construção de outro açougue no caminho de casa e fiquei tentado a conhecê-lo. Porém, antes da inauguração, fui surpreendido.

Ao chegar em casa, percebi que havia recebido uma correspondência do açougue onde compro há vários anos. Logo imaginei que fosse alguma conta ou um daqueles anúncios de ofertas. Quando abri a correspondência, fiquei surpreso, pois havia recebido um livro de receitas, contendo várias formas de se preparar uma chuleta, minha carne predileta. Naquele dia, o açougue proporcionou-me um “momento mágico”, ou seja, ofereceu-me algo que estava além das minhas expectativas.

Minha satisfação foi tão grande que desisti de conhecer o concorrente, pois tive a sensação que trairia o meu amado açougue. Logicamente, houve um gasto para se elaborar e enviar o livro de receitas. Porém, por outro lado, o faturamento deles aumentou, pois eu passei a comprar mais chuleta para poder preparar todas as receitas do livro. Além disso, passaram a ter um cliente fiel, pois eu poderia ter começado a comprar do concorrente.

Conquistar alguém é difícil. Manter este alguém conquistado por vários anos é mais difícil ainda. Portanto, em seus relacionamentos, tanto pessoais quanto profissionais, tente proporcionar momentos mágicos que superem as expectativas das pessoas com as quais se relaciona. Acredito que somente dessa forma o “vírus” da rotina não os destruirá. Além disso, fique sempre alerta, pois os concorrentes estão sempre espreitando seus relacionamentos.

Compartilhar: