Não deixe o desemprego destruir sua autoestima

Não deixe o desemprego destruir sua autoestima

Se o desemprego bateu à sua porta, por mais que isso possa te abalar, saiba que a situação é também uma oportunidade para investir em si mesmo e se reciclar. Se o período de desemprego for bem aproveitado, poderá levar a oportunidades profissionais ainda melhores no futuro. Essa é a melhor forma de deixar de ser uma vítima da crise e se transformar em uma protagonista dela.

É comum que a demissão afete a autoestima. Mas, por mais triste e desagradável que a situação possa ser, será necessário reunir forças para acreditar em si mesmo e se motivar. “Quando você está desempregado, está trabalhando para si mesmo”, afirmou Lígia Molina, professora da IBE-FGV. Com isso em mente, fica mais fácil tentar enxergar que o desemprego, por mais indesejado que seja, também pode ter aspectos positivos.

Procure passar por esse período com sabedoria, fazendo o melhor que puder. Superar frustrações e desafios faz parte da vida. Empenhe-se em desenvolver a inteligência emocional, tenha paciência e perseverança. E lembre-se: esse momento vai passar. “A virada de página é fundamental. Você fez uma história em uma empresa. Veja o que fez de bom, o que poderia ter feito melhor e olhe adiante”, aconselha Molina.

De acordo com o IBGE, o nível de desemprego atingiu 10,2% no trimestre encerrado em março, o maior patamar desde 2012. Se você foi demitido em função da crise, tenha consciência de que o problema não é necessariamente seu, e sim do momento que o País está atravessando. O tempo livre “forçado” é uma oportunidade para aprofundar o autoconhecimento e também analisar o que pode ser melhorado do ponto de vista profissional.

Ao refletir sobre sua carreira, você perceberá quais pontos podem ser desenvolvidos e deve ir atrás deles. “É preciso se reciclar sempre. Há muita coisa gratuita na internet. Quem está desempregado deve melhorar o networking. A indicação conta muito”, comenta Molina. Mesmo se você se sentir desanimado, evite se isolar. Busque a companhia de pessoas das quais goste e que te façam bem. Aproveite também a companhia da família. Cuide bem de si mesmo e de sua saúde. Faça atividade física, ainda que seja uma simples caminhada, e tenha uma boa alimentação. Faça trabalho voluntário. Isso tudo vai contribuir para a sua autoestima e bem-estar. Se você se sentir envergonhado por estar desempregado, lembre-se que, por mais que trabalho seja importante, não é ele que define o seu valor.

Ficar em casa vendo TV não vai ajudar a arrumar um emprego novo. É preciso sair, conhecer gente nova, sentir-se vivo. “Aproveite o tempo livre para se aprimorar e construir seus diferenciais. Investir em si mesmo será benéfico para a sua autoestima, independente de quanto tempo será preciso para que consiga um novo emprego. “Estudar é fundamental. Se você sabe, por exemplo, que o inglês é uma barreira, é um momento de aperfeiçoar o idioma”, afirma Molina.


Analise o que pode estar faltando em sua formação e aproveite para se tornar um profissional mais completo. Procure enxergar o momento pelo qual está passando de uma forma mais ampla. Na correria da rotina do último emprego, talvez você não tivesse tempo para se dedicar aos cursos, palestras ou workshops dos quais necessita para se desenvolver profissionalmente e conquistar oportunidades melhores.

Dependendo do caso, a perda do emprego pode servir para que uma mudança de carreira e novos caminhos sejam considerados. “É o momento de a pessoa rever suas habilidades, competências técnicas e pessoais. É uma chance de se reinventar, de se redescobrir. Para quem tem vontade de empreender, pode ser uma chance para isso, desde que se busque a ajuda e as informações necessárias”, comenta Molina.

Então, se você perdeu o emprego, reúna toda a perseverança que tiver e reflita sobre seus caminhos profissionais. O desemprego pode ser uma oportunidade para você definir melhor seus objetivos e lutar por eles, para crescer e se capacitar para empregos que talvez sejam até melhores do que aquele que você tinha antes. “Tem que levantar a cabeça e olhar para frente. As oportunidades não estão no chão, estão na frente. E, às vezes, estão tão perto da pessoa que ela nem consegue enxergar”, conclui Molina.

Seja uma fênix, ave lendária da mitologia grega, que morria, mas, depois de algum tempo, renascia das próprias cinzas! A fênix, antes de morrer, entrava em combustão, para depois renascer. Pela sua morte diferente, a fênix tornou-se um símbolo de força, de imortalidade e de renascimento.

Fonte: https://financasfemininas.uol.com.br/como-manter-a-autoestima-e-a-motivacao-apos-perder-o-emprego/  

 

Compartilhar: