Não é fácil ser chefe

Não é fácil ser chefe

Quem nunca se imaginou na posição de chefe? A imagem de gestor remete a poder, respeito e, principalmente, a um salário maior. Muitos profissionais almejam ocupar essa posição, no entanto, liderar equipes não é fácil. Da gestão de pessoas à cotidiana pressão por resultados, as responsabilidades que um líder carrega são pesadas. Caio Lauer e Suzel Tunes, do site UOL, consultaram diversos especialistas e listaram diversos “ônus” que acompanham o “bônus” de ser chefe:

Ter que se mostra motivado, mesmo em um dia ruim: como qualquer profissional, o chefe também passa por momentos de tristeza ou irritação. Mas ele precisa ter o controle de suas emoções. Em teoria, o chefe não deve transmitir sentimentos negativos, pois a probabilidade de contaminar os funcionários é grande. "O líder sente o peso de ser o termômetro da equipe. No entanto, se a relação com os liderados for mais humanizada, ele poderá contar com eles para se erguer em um dia ruim", afirma a psicóloga Angelita Scardua. Segundo a especialista, em vez de assumir uma postura "intocável", o líder pode tentar estabelecer uma parceria com os subordinados, especialmente se a cultura organizacional incentivar isso;

Trabalhar até mais tarde com frequência: "O gestor precisa estar presente quando a pressão aumenta e é necessária uma dedicação extra por resultados", afirma a professora da PUC Simone Queiroz. O bom líder é aquele que tem em seus subordinados verdadeiros parceiros; no entanto, a maior carga sempre estará nas mãos dele, que é a pessoa responsável por apresentar os resultados em última instância;

Ter que lidar com intrigas e fofocas da equipe: gerir pessoas talvez seja o ponto mais difícil da função. É preciso muita habilidade para lidar com os sentimentos das pessoas, pois isso reflete no clima e na produtividade de toda a equipe. A especialista em RH Viviane Cândido relata que já viu muita gente no mercado de trabalho que desistiu da função justamente por ter de absorver e administrar problemas e anseios dos outros, todos os dias. "Quando falamos sobre pessoas, estamos lidando com comportamentos. Trata-se de um campo complexo", afirma;

Ser quase sempre um alvo de críticas: a equipe deposita muitas expectativas no chefe e, nesse contexto, qualquer deslize gera comentário entre os liderados. Mas é importante saber separar as coisas, afinal, não é nada pessoal. "As críticas não são à pessoa, mas ao papel que ela assumiu na organização. Absorva as críticas como uma forma positiva de melhorar a gestão", diz Simone Quiroz, professora da PUC. Adotar uma postura transparente e dar autonomia aos subordinados são estratégias para minimizar críticas. "O líder que batalha pela equipe se torna parte integrante do time, é seguido e vira referência", Viviane Cândido, especialista em RH

Que conhecer alguns outros ônus? Acesse o link:

https://mulher.uol.com.br/comportamento/album/2015/03/11/sonha-em-ser-chefe-veja-as-chatices-que-acompanham-o-cargo.htm#fotoNav=1

Compartilhar: