Não seja um procrastinador! Resolva agora!

Não seja um procrastinador! Resolva agora!

O brasileiro sempre deixa tudo para a última hora. Este, que poderia ser apenas mais um ditado popular, na verdade é um problema grave que atinge grande parte da população. Todos os dias milhares de pessoas procrastinam alguma coisa: a entrega da declaração do Imposto de Renda sempre adiada até o último minuto, a resolução daquele problema que ficou para amanhã, a ligação que deveria ter sido feita e não foi e, até mesmo, o término daquele relacionamento que já não existe há muito tempo. Em todos os aspectos e áreas da vida, o brasileiro, e não só ele, tem sempre uma desculpa para deixar para outro momento aquela ação que deveria ter sido tomada hoje.

Com a internet e as diversas formas de distração que ela proporciona (como redes sociais, vídeos, mensagens instantâneas e informações a todo minuto), o problema da procrastinação cresceu ainda mais. De acordo com uma pesquisa realizada pela Kapersky Lab no final do ano passado em 12 países, 78 % dos usuários de mídias sociais já pensaram em apagar seus perfis e, entre o motivo mais citado (com 39% das opiniões), estava justamente a perda de tempo decorrente do uso destes canais.

Porém, antes de sair por aí culpando os tempos modernos, é preciso entender o que nos leva a empurrar para depois as nossas atividades. Para Carolina Cabral, gerente de divisão da Robert Half, o principal motivo da procrastinação tem nome: falta de planejamento. “A partir do momento em que colocamos nossas ações dentro de uma rotina diária ou semanal em nossa vida, conseguimos realizar aquela atividade que certamente iríamos adiar. Além disso, com o planejamento conseguimos saber que, após realizarmos alguma coisa, ainda teremos tempo para fazer outras atividades que também estão programadas”, explica Carolina.

Dentro do ambiente de trabalho, a procrastinação ganha outros aliados que estimulam o adiamento das atividades. É o que explica o especialista em comportamento humano e presidente da SLAC Coaching, Sulivan França. “O mais comum é quando a tarefa procrastinada é mais burocrática e chata de fazer. Em outros casos, o profissional também pode ter pouco conhecimento ou habilidade para desenvolver o trabalho. A falta de motivação pode ser mais uma razão, pois quando o profissional não está confortável com aquilo que faz acaba enrolando o máximo possível”, comenta Sulivan.

Enquanto no aspecto pessoal a procrastinação afeta a realização dos sonhos e objetivos dos indivíduos, no ambiente corporativo ela é ainda mais perigosa, pois atinge toda a equipe e influencia diretamente nos resultados empresariais. Quem nunca teve um colega que não conseguia realizar as suas atividades e acabava sobrecarregando os demais? Para a master coach Elaine Cruz, apesar de a procrastinação afetar a equipe, ninguém sofre mais com a prática do que o próprio causador.

Quem consegue promover o autoconhecimento está no caminho certo para mudar o jogo e parar de procrastinar. “Quando a gente tem o autoconhecimento, sabemos identificar o momento do dia em que somos mais produtivos e quando estamos mais descansados. Neste contexto, se o colaborador deixar para fazer uma atividade importante na hora em que ele está improdutivo, as chances desta ação ser postergada são altas. Alguns profissionais gostam de almoçar rápido para sair mais cedo. Outros preferem almoçar com mais calma e sair mais tarde. Não existe o certo e nem o errado, o que existe é o autoconhecimento”, explica Carolina.

Além desta importante reflexão, é necessário dar a atenção devida às atividades e estar presente de corpo e alma, onde quer que você esteja. “Não adianta ficar resolvendo problemas pessoais no ambiente de trabalho, assim como não devemos tentar solucionar em casa aquilo que deveria ter sido feito no ambiente corporativo”, finaliza Carolina.
    
Fonte: Revista Administrador Profissional / Ano 40 / nº 374
 

Compartilhar: