O analfabetismo financeiro no Brasil

O analfabetismo financeiro no Brasil

Nas últimas décadas, o tema educação financeira tem começado a receber maior destaque no cenário internacional e nacional, pois é uma premissa para que as pessoas possam buscar qualidade de vida, conforto e crescimento de patrimônio sustentável e equilibrado.

Pode-se definir educação financeira como o processo mediante o qual as pessoas melhoram sua compreensão referente aos conceitos e produtos financeiros; tendo por propósito auxiliá-las na administração dos seus rendimentos e tomada de decisões relacionadas ao consumo consciente, orientando-as sobre os serviços ofertados pelo mercado financeiro, como financiamentos, empréstimos e investimentos.

O descontrole financeiro, decorrente da falta de educação financeira, causa enormes transtornos para pessoas, famílias, empresas e, consequentemente, para o país. Tal descontrole, que pode levar a um superendividamento, acaba causando brigas em famílias e divórcios entre casais. Pessoas superendividadas tendem a ter problemas também no trabalho, com dificuldades para se concentrar, porque estão esgotadas com os problemas financeiros. Isto acaba gerando doenças, acidentes de trabalho e até mesmo pedidos de demissões, para poder retirar as verbas rescisórias.

O Brasil é um país com algumas dificuldades estruturais no tocante à educação. E uma das deficiências que mais causa consequências negativas a curto e longo prazo, é a falta de educação financeira para crianças, jovens e adultos. De acordo com o JRS Digital, o resultado do analfabetismo financeiro no Brasil é desastroso e as noções básicas de como lidar com dinheiro e as finanças pessoais fazem falta ao país.

Gabriel Dau, em matéria para o Jornal Contábil, comenta que países que investem na educação financeira de crianças e adolescentes apresentam grandes índices de desenvolvimento humano e se destacam no cenário internacional. É o caso de países como Canadá, Noruega e Suécia, por exemplo. Para esses países, investir nessa educação ainda na infância é garantir não só o desenvolvimento econômico, mas também uma sociedade mais justa e democrática.

Para que a Educação Financeira seja colocada em prática são necessários: informação, formação e orientação clara. Foi essa constatação que me levou a estruturar um curso sobre tal tema, que visa, de forma didática e simplificada, apresentar alguns conceitos importantes para fazer com que as pessoas adquiram conhecimentos básicos sobre finanças pessoais. Tal curso está disponível na plataforma Udemy. Convido você a conhecê-lo: 

https://www.udemy.com/course/educacaofinanceira-murilocarneiro/ 
 

Compartilhar: