O intercâmbio e a carreira profissional

O intercâmbio e a carreira profissional

Fazer intercâmbio não é tarefa fácil. São diversos os desafios que deverão ser superados, pois a pessoa será submetida a uma nova vida em um novo país, em meio a novas pessoas e uma nova cultura. Tudo passará a ser feito sem o auxílio de quase ninguém, desde situações corriqueiras até mesmo os complexos afazeres do cotidiano. Mas, segundo o site Escola Educação, se tem algo que supera e muito qualquer obstáculo são os benefícios.

O fato de ter que enfrentar diversas tarefas praticamente sozinha garantirá que a pessoa amadureça pessoalmente e profissionalmente mais rápido. Deste modo, começará a assumir responsabilidades e aprender não só o básico da vida, como também o básico de outra cultura. Somado a isso, caso consiga um trabalho em sua área de atuação, a experiência profissional se tornará um diferencial insubstituível.

A começar pelo desprendimento pessoal, morar sozinho exige equilíbrio e organização, pois quem mora só não tem que mostrar resultado para ninguém, logo, desenvolve senso de responsabilidade, por meio do estabelecimento e do cumprimento das próprias metas. De acordo com o site Escola Educação, isso ajuda a incrementar a carreira profissional de qualquer pessoa, que passa a ter pontos positivos favoráveis para o instinto de liderança.

O intercâmbio promoverá também a capacidade de integração. Obstáculos como a timidez precisarão ser superados e se tornarão desafios interessantes, já que tudo é novidade. Quem faz intercâmbio precisará ter bastante facilidade de interação, pois será necessário desenvolver percepções particulares, já que estará em um país desconhecido, tendo que aprender a se comunicar e a deixar a timidez de lado para enfrentar os diversos desafios que surgirão.

O site Escola Educação afirma que um dos pontos que mais pesam no recrutamento de profissionais é a capacidade de saber enfrentar o desconhecido. Candidatos que fizeram intercâmbio possuem maior experiência em criar estratégias e ir em direção a novas experiências, com facilidade de lidar com situações inusitadas. Profissionalmente, esta é uma característica muito importante e comum em “intercambistas” que se sujeitaram a sair da zona de conforto do lar, em busca de uma vida totalmente diferente, o que demonstra o interesse por desenvolvimento e realizações pessoais.

Além dos benefícios apresentados, obviamente, fazer intercâmbio propiciará o aperfeiçoamento do conhecimento de uma língua estrangeira, requisito extremamente importante no desenvolvimento de várias carreiras profissionais. Nada melhor que qualificar um curso de inglês, por exemplo, de forma prática, no país de origem da língua.

Lembre-se de que seu crescimento profissional e o desenvolvimento de sua carreira não se baseiam apenas em sua capacidade técnica, e sim na união de sua experiência de vida com a mesma. Pesquise, entenda e experimente novas experiências, seu futuro profissional agradece.

Fonte: https://escolaeducacao.com.br/os-beneficios-do-intercambio-na-carreira-profissional/

 

Compartilhar: