O poder motivador de um elogio

O poder motivador de um elogio

Você elogiou alguém essa semana? Você foi elogiado por alguém essa semana? Infelizmente, suas respostas devem ter sido não, pois o elogio é um “artigo” que anda em falta em nossa sociedade. Por outro lado, a crítica é um “artigo” abundante. Com certeza, nessa semana, você deve ter sido criticado ou deve ter criticado alguém.

A afirmação que acabei de apresentar pode ser constatada no mundo dos negócios. Tente imaginar a surpresa que um operador de SAC (Sistema de Atendimento ao Consumidor) de uma empresa teria ao receber a ligação de uma pessoa elogiando o produto ou serviço que acabou de adquirir. Na prática, acredito que 99% das ligações são relacionadas a críticas e reclamações. Deve ser por esse motivo que os especialistas em RH consideram a função de operador de SAC como uma das mais estressantes.

Ao apresentar minha constatação, não estou querendo afirmar que criticar é errado, pois acredito que quando não estamos felizes ou satisfeitos com alguma coisa, devemos realmente criticar. Na verdade, meu objetivo com esse artigo não é criticar as críticas e sim criticar a falta de elogios.

Como sou professor, durante o bimestre que passou, tentei esforçar-me ao máximo para ensinar meus alunos. Durante esse tempo, não recebi nenhuma crítica, mas também nenhum elogio. Para alguns, o simples fato de não receber críticas já é um ponto positivo, pois dá a entender que estamos no caminho certo. Porém, para mim, isso é muito pouco!

Nessa semana, enquanto estava corrigindo as provas bimestrais, fiquei pensando se os alunos realmente gostam da minha aula. Para minha felicidade, deparei-me com o relato escrito de uma aluna que estava fazendo sua última prova no curso. Ao terminar a prova, ela elogiou-me pelas aulas e agradeceu-me pelos ensinamentos ministrados. Fiquei muito feliz, pois o relato parecia sincero, visto que é uma ótima aluna e não estava precisando esmolar uma nota alta. A alegria foi tão grande que o desânimo do final de semestre foi embora e corrigi as últimas provas muito mais motivado. Portanto, não posso deixar de agradecê-la: – Muito obrigado Vânia!

Gostaria que você refletisse sobre esse tema e seguisse o exemplo da Vânia. Esforce-se para elogiar mais as pessoas que te rodeiam, tanto no ambiente pessoal quanto profissional. Somente quem já recebeu um elogio sincero conhece seu poder motivador.

Compartilhar: