O que é necessário saber antes de abrir uma franquia?

O que é necessário saber antes de abrir uma franquia?

Segundo especialistas, antes de investir em uma franquia, é preciso conhecer a marca e tirar dúvidas sobre o negócio. A pedido do site UOL, André Friedheim, diretor de relações internacionais da Associação Brasileira de Franchising (ABF), e os consultores Marcus Rizzo e Ana Vecchi listaram dez perguntas que o empreendedor deve fazer antes de investir em uma franquia:

1. Qual é o investimento total necessário para abertura do negócio? O empreendedor deve questionar sobre todos os gastos para abertura da franquia, tais como: ponto comercial, equipamentos, instalações, estoque, despesas operacionais, taxa de franquia e capital de giro;

2. Qual é o faturamento médio mensal e a margem de lucro líquido do franqueado? O empreendedor deve perguntar sobre o faturamento médio mensal que a franquia oferece e a margem de lucro líquido para avaliar a rentabilidade do negócio. Segundo a ABF, o lucro varia de 10% a 15% sobre o faturamento. Acima disto, o candidato deve perguntar ao franqueador por que a margem dele é maior do que a média do mercado;

3. Qual é a duração do contrato e as regras para renovação? O tempo médio de contrato para franquias é de cinco anos e, dentro deste prazo, o empreendedor deve recuperar o investimento e ainda ganhar dinheiro; é preciso checar também como será a renovação do contrato, pois há redes que cobram todas as taxas de abertura novamente, outras que dão descontos e, ainda, aquelas que não cobram nada;

4. Em quanto tempo é possível recuperar o investimento inicial? A ABF trabalha com o prazo de retorno de 18 a 24 meses para micro franquias, que exigem baixo investimento, e de 36 meses para franquias que necessitam de investimento maior; "no entanto, o candidato deve ter ciência de que toda operação oferece riscos e de que a dedicação dele ao negócio pode trazer um retorno mais rápido", diz Friedheim;

5. Qual é o perfil desejado para o franqueado? Em geral, as franquias procuram pessoas que tenham afinidade com o ramo de atuação e disposição para comandar a unidade, mas Rizzo diz que é preciso que o empreendedor faça uma autoanálise de suas competências; "pense que, pelos próximos cinco anos, você deverá estar presente na empresa todos os dias, pior que um emprego ruim é um negócio com o qual você não se identifica", afirma;

6. Qual é o suporte oferecido pela rede? O empreendedor deve perguntar como o conhecimento do franqueador será repassado a ele. É importante saber quais manuais serão entregues ao franqueado, como a matriz acompanhará as metas da unidade e como atuará para auxiliar na solução de problemas;

7. Qual é o tempo de treinamento do franqueado? Dependendo da complexidade do negócio, o tempo mínimo de treinamento é de 30 dias. Para quem nunca teve experiência em um negócio similar ao da franquia, menos do que isso não é suficiente para aprender todos os processos de operação e de gestão do negócio, tampouco dá condições ao franqueado de treinar e desenvolver sua equipe;

8. Quais são as características do ponto comercial ideal? O ponto comercial é um dos principais fatores de sucesso de uma franquia, portanto, deve-se avaliar se na cidade ou região de interesse existem locais que cumpram os requisitos estabelecidos pelo franqueador, como fluxo de pessoas, perfil do público, renda etc. Além disso, é preciso checar se há exclusividade de território e de quem é a preferência para abertura de uma segunda unidade na mesma região;

9. Os outros franqueados da rede estão satisfeitos? Franqueados satisfeitos ou com mais de uma unidade da rede são bons indicadores do sucesso da franquia, enquanto descontentamento ou alto número de fechamento de unidades são maus sinais. Antes de tomar qualquer decisão, converse com os franqueados atuais e também com aqueles que fecharam as portas do negócio. Por lei, a franquia é obrigada a entregar uma lista com nome, telefone e endereço desses franqueados;

10. Há quanto tempo a franquia está no mercado? Quanto mais tempo a franquia tem de mercado, menor o risco do investimento. Normalmente, uma rede leva três anos para atingir a maturidade e, com esse tempo, é possível testar o modelo de negócio, sua atuação no mercado e como enfrenta períodos de alta e de baixa no consumo.

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