Obra residencial: um sonho que pode virar pesadelo

Obra residencial: um sonho que pode virar pesadelo

Todas as empresas, ou mesmo pessoas físicas, devem elaborar uma projeção de gastos antes de iniciar uma reforma ou manutenção em suas instalações. Dessa forma, verificarão, observando sua projeção de receitas, se poderão arcar com tais gastos. O grande problema é que, na imensa maioria das vezes, a projeção sempre supera o valor real. Por várias vezes, já escutei que os gastos com uma obra residencial sempre serão em torno de 30 a 40% superiores ao valor orçado.

Tempos atrás, quando reformei minha casa, assim como todas as vezes que foi pintada, os gastos superaram as projeções. Depois de tantas tentativas frustradas de tentar elaborar uma projeção de gastos correta, cheguei à conclusão que pedreiros, pintores e todos os outros profissionais envolvidos na prestação de serviços em um obra residencial são muito ruins de matemática, pois, mesmo depois de tantos anos trabalhando na mesma atividade, não conseguem nos fornecer uma projeção correta.

Na última reforma que fiz, depois de quase “quebrar”, desabafei com o empreiteiro que contratei: – “Seu” Sérgio, perdoe-me pela sinceridade, mas acho que o senhor é extremamente ruim de matemática! Faz mais de 20 anos que é empreiteiro e, mesmo assim, não conseguiu elaborar uma projeção de gastos correta!

Com um sorriso amarelo no rosto respondeu: – Sabe “seu” Murilo, não é que eu seja ruim de matemática. Na verdade, caso eu dissesse o valor real dos gastos que teria, talvez o senhor não aceitasse fazer a obra e eu perderia o serviço! Portanto, eu sempre forneço uma projeção mais baixa. Depois, quando a obra já está no meio do caminho, aos poucos, vou pedindo os outros materiais. Como a obra já está na metade, com certeza, a pessoa acabará dando um jeito de conseguir mais dinheiro e não a interromperá.

Até hoje lembro, com muito asco, do sorriso amarelo que o “seu” Sérgio deu quando terminou seu raciocínio. Depois de tal explicação, cheguei à conclusão que o incompetente na estória era eu, não ele. Incompetente por não ter encontrado um profissional honesto que, por seus vários anos de experiência no ramo, pudesse fornecer um orçamento verdadeiro, sem a “pegadinha do malandro”.

Diante de tal realidade, o que nos resta é, antes de iniciar uma obra residencial, buscar identificar um profissional competente, que seja honesto. É necessário que busquemos indicações de pessoas conhecidas que já fizeram obras residenciais com profissionais que forneceram um orçamento verdadeiro, para que possamos avaliar se poderemos realmente começar a estressante jornada de fazer uma obra residencial. Do contrário, o sonho poderá se tornar um pesadelo. Já tive a tristeza de ver pessoas terminarem obras residenciais com dívidas gigantescas, além de outras que nem conseguiram terminá-las.

Espero que profissionais como o “seu” Sérgio um dia desapareçam do mercado. É muito ruim para o bolso, e também para a saúde mental, cair na pegadinha do malandro. Com certeza, não tem a mínima graça.

Compartilhar: