Os 10 erros que te impedem de poupar

Os 10 erros que te impedem de poupar

Você não tem dinheiro para comprar nada, vive no cheque especial, sua vida financeira está uma bagunça? Faz promessa no Ano Novo de arrumar suas finanças e começar a guardar um dinheirinho, mas entra ano e sai ano e nada? Por que isso acontece? Para o educador financeiro André Bona, do Blog de Valor, as pessoas cometem erros básicos ao lidar com o dinheiro. Conheça os 10 principais erros apontados por Bona:

1º) Você não tem objetivos: se a pessoa não tem um objetivo para usar o dinheiro, é provável que gaste aleatoriamente todo o dinheiro que ganha. "Quem não tem uma meta não se sente estimulado a guardar dinheiro. Para que ela vai renunciar a um prazer imediato, se não tem nenhum objetivo no futuro"?

2º) Você não sabe a quantas andam suas finanças: a maior parte das pessoas não faz um orçamento doméstico e não sabe por que o dinheiro acaba antes do final do mês. "As pessoas costumam ser otimistas demais com relação ao próprio dinheiro e saem gastando, sem se basear na realidade". Sem orçamento doméstico não é possível planejar corte de gastos inúteis e como poupar.

3º) Cortar o gasto errado: a pessoa faz o orçamento doméstico e descobre que precisa economizar, mas decide cortar gastos pequenos dentro do orçamento, como a assinatura de filmes ou o cinema em um fim de semana. "Isso compromete sua qualidade de vida e não vai fazer uma grande diferença no orçamento".

4º) Guardar só o que sobra no mês: isso se sobrar, não é mesmo? A tendência de quem não poupa é consumir tudo até o limite e repetir o ciclo no próximo mês. Quem vive dessa maneira tem de recorrer a empréstimos, se perder o emprego ou uma fonte de renda.

5º) Não ter uma reserva para imprevistos: você está com o orçamento em dia e fazendo uma poupança, mas, de repente, fica desempregado. Se não tiver uma reserva de emergência, rapidamente irá gastar tudo o que foi poupado.

6º) Não reajustar a meta de poupança: você consegue poupar todo mês e se sente orgulhoso por isso, com razão. Mas será que está poupando o mesmo valor há anos, sem reajuste? O correto, segundo Bona, é ajustar o valor da poupança conforme os rendimentos. E não se esqueça de corrigir também pela inflação.

7º) Tomar decisões de investimento erradas: guardar o dinheiro numa aplicação errada pode significar perder dinheiro. Por exemplo: aplicar o dinheiro da reserva de emergência em ações ou em aplicações que têm prazo para resgate. Se precisar resgatar o dinheiro com rapidez, que é o objetivo da reserva, pode ter de fazê-lo num momento em que a Bolsa está em queda ou nem mesmo conseguir resgatar, se a aplicação tiver prazo de resgate.

8º) Comprar por impulso: os apelos para compras estão em todo lugar e, se você comprar sempre que achar que "merece", colocará em risco o orçamento.

9º) Esquecer das despesas que acontecem uma vez por ano: todo ano tem Natal e Dia das Mães e dos Pais, aniversário da mulher, do marido, dos filhos. Também todo ano o IPTU e o IPVA são cobrados em janeiro. Em janeiro também é preciso comprar o material das crianças e renovar o uniforme. E o seguro do carro? Todo ano é cobrado. Mas essas despesas são esquecidas no orçamento e acabam "quebrando" o planejamento.

10º) Lidar mal com as dívidas: se a pessoa está inadimplente e gastando muito dinheiro pagando juros altos no cheque especial ou cartão de crédito, a prioridade deve ser quitar essas dívidas e não deixar como está, se endividando ainda mais em linhas de crédito caríssimas. "Em um país com juros altos como o Brasil, quitar as dívidas é prioridade no orçamento", comenta Bona.

Agora que conheceu alguns dos erros que pode estar cometendo, acesse o link na sequência para conhecer as dicas do educador financeiro André Bona para contorná-los. Porém, não se engane, para conseguir obter "$uce$$o" é necessário organização, dedicação e perseverança.

Fonte: UOL – por Sophia Camargo

https://economia.uol.com.br/financas-pessoais/noticias/redacao/2017/06/13/10-erros-impedem-voce-de-ter-dinheiro-de-sobra-corrija-e-melhore-de-vida.htm

 

Compartilhar: