Os benefícios da internalização da contabilidade para as empresas

Os benefícios da internalização da contabilidade para as empresas

Estima-se, de acordo com o Portal Exame, que fecharemos o ano de 2020 com mais de 190 milhões de desempregados ao redor do planeta. Vale ressaltar que esse número foi divulgado antes do surgimento da crise do novo coronavírus, portanto, infelizmente, a realidade será muito pior. Diante disso, aumentará também o número de pessoas que tentarão abrir seu próprio negócio.

Quando abordamos o cenário brasileiro, que, segundo Bruno Villas Boas, fechou o ano de 2019 com cerca de 11 milhões de desempregados, o número de pessoas que tentam abrir seu próprio negócio é impressionante. Segundo dados mais recentes da Serasa Experian, aproximadamente 9,3 mil novos empreendimentos são registrados no Brasil diariamente.

Para garantir a longevidade desses empreendimentos, é imprescindível que os empreendedores saibam gerenciar as informações que possuem, fazendo com que as tomadas de decisões sejam as mais eficazes possíveis. Isso fará com que o empreendimento cresça e prospere, diminuindo, consequentemente, as chances de o mesmo entrar nas estatísticas de taxa de mortalidade das Micros e Pequenas Empresas (MPEs). De acordo com o Sebrae, em São Paulo, uma a cada quatro empresas fecha antes de completar dois anos de fundação.

Uma área que pode auxiliar os gestores na tomada de decisões estratégicas é a contabilidade. A mesma deve ser capaz de fornecer informações precisas da situação financeira na qual a empresa se encontra. Na grande maioria das MPEs, a contabilidade é feita por um escritório terceirizado. No entanto, quando a empresa aumenta seu porte, o empresário vê a necessidade de analisar a viabilidade de internalizar sua contabilidade, ou seja, criar uma área interna para elaborar tal função. Segundo a consultoria Prime Advice, a terceirização da Contabilidade pode trazer vários benefícios para as empresas: 

•    Economia de recursos: a terceirização contábil representa uma diminuição de custos significativa. Como não há uma relação empregatícia com os contratados, a remuneração é por serviços prestados à empresa e não por meio de salários. Outro benefício é que o empresário poupará recursos que seriam aplicados em treinamento e estrutura física, por exemplo;

•    Menos preocupações para o empresário: especialmente quando uma empresa está em seu início, o empresário possui diversas atribuições no dia a dia e precisa manter o foco no seu negócio. Isso é muito difícil se ele tiver que se preocupar também com os procedimentos contábeis. Desse modo, terceirizar esse serviço é uma ótima opção para se concentrar mais no core business da empresa;

•    Profissionais com mais experiência de mercado: os profissionais de contabilidade terceirizados possuem clientes de vários segmentos, adquirindo experiência e muitas informações. Dessa forma, a tendência é que eles estejam mais atualizados em relação a tudo que a contabilidade pode oferecer;

•    Cumprimento de prazos: a contabilidade terceirizada conta com processos internos de acompanhamento dos prazos das obrigações legais da empresa, de modo a não perdê-los. Além disso, as obrigações estabelecidas entre as partes são fixadas em contrato de prestação de serviços, onde normalmente existem cláusulas referentes aos atrasos.

Porém, a partir de um determinado momento, a continuidade da terceirização da contabilidade pode não ser a opção mais vantajosa. Conforme a empresa cresce, os proprietários naturalmente sentem a necessidade de ter um controle maior da operação e informações gerenciais mais rápidas e assertivas. O aumento do volume de dados, filiais e funcionários, decorrentes da expansão da empresa, aumentam a complexidade da operação e impulsionam a internalização da contabilidade, ou seja, a criação de uma área interna para exercer as atividades contábeis. De acordo com Denis Del Bianco, a internalização da Contabilidade pode trazer vários benefícios para as empresas:

•    Profissionais dedicados 100% a sua empresa: ao internalizar a contabilidade, as empresas passam a ter um profissional, quando não uma equipe inteira, 100% dedicada à organização, o que, entre outros fatores, contribui para um melhor controle dos dados e maior frequência de relatórios, aumentando a assertividade nas tomadas de decisões;

•    Maior riqueza de detalhes nas informações fornecidas à Administração: isto contribui para o apontamento e correções processuais em todas as áreas, bem como para a definição de melhores fluxos de informação entre os departamentos da empresa, de forma que os dados cheguem à diretoria no tempo certo, colaborando para uma gestão mais eficaz;

•    Menores riscos com o fisco: a realização da Contabilidade de sua empresa por meio de um escritório terceirizado pode gerar alguns problemas. Devido ao grande volume de empresas que um escritório terceirizado presta serviços, muitas vezes o mesmo pode acabar realizando o envio de obrigações, para o Estado, de forma incorreta. Isto pode acabar gerando algum tipo de problema e uma maior exposição da empresa perante o fisco. Com a internalização da Contabilidade, reduz-se a possibilidade de falhas no processo e o risco de exposição é minimizado;

•    Aumento na capacidade de Gestão: mesmo que de forma indireta, a internalização da Contabilidade desenvolverá uma maturidade, nos gestores e em toda a equipe envolvida, na capacidade de gerir um negócio. Isto se dá, principalmente pelo fato do aumento do controle das informações e a busca por melhoria e assertividade. Além disso, a compreensão dos motivos que levaram a cada um dos resultados e as consequências das decisões contribuem para a evolução dos profissionais, que passarão a prestar mais atenção nos impactos de suas ações e decisões no resultado da empresa. Essa evolução nem sempre acontece de maneira acelerada, mas reflete de forma consistente nos negócios.

Em síntese, pode-se concluir que a decisão de internalizar a contabilidade está, geralmente, relacionada à necessidade de expansão dos negócios de uma empresa. Segundo a Valle Silva, os custos que um escritório contábil tem para uma empresa em seu estágio inicial tendem a ser mais baixos, porém, conforme a mesma aumenta seu porte, os custos tendem a crescer junto, o que faz o empresário levar em consideração que a internalização poderá se tornar uma opção mais barata no final das contas.

O fato é que tanto a internalização da contabilidade quanto a manutenção da parceria com um escritório contábil possuem vantagens e desvantagens. Portanto, caberá ao responsável pela gestão da empresa avaliar o custo de oportunidade de cada uma das opções.

Fonte: este texto reflete a opinião do autor e algumas conclusões do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) elaborado pelo aluno Pedro Henrique de Castro Santos, como exigência para conclusão do curso de pós-graduação lato sensu em Controladoria e Finanças do Centro Universitário Moura Lacerda.
 

Compartilhar: