Os malefícios da "burrocracia"

Os malefícios da "burrocracia"

As empresas, ao redor da década de 1940, tinham se tornado muito grandes e complexas, surgindo a necessidade de se desenvolver um modelo de gestão para organizá-las de forma mais eficiente. Diante dessa necessidade, surge a teoria da burocracia.

Alguns estudiosos foram buscar nas obras de um economista e sociólogo já falecido, Max Weber (1864-1920), a inspiração para esta nova teoria. De forma bem resumida e simplista, pode-se dizer que burocracia é a utilização de regras formalizadas em uma empresa, que devem ser obedecidas de acordo com a hierarquia de comando estabelecida.

A burocracia visa levar as empresas à máxima eficiência. Porém, quando ela é aplicada na prática, podem surgir algumas consequências imprevistas que podem levar as empresas à ineficiência. Dentre as principais disfunções verificadas no funcionamento de uma empresa burocrática, pode-se destacar:

•    Excesso de regras: multiplicidade de regras e exigências para se elaborar um determinado serviço. Exemplo: exigir que seja reconhecida a “firma” de um documento de identidade quando a própria pessoa está presente;
•    Hierarquia: valorização excessiva da hierarquia e de suas formalidades. Exemplo: os funcionários ficam com receio de se comunicar com seu superior imediato;
•    Mecanicismo: o trabalho repetitivo e altamente controlado por regras pode levar as pessoas a situações alienantes. Exemplo: montadores de peças nas indústrias;
•    Desestímulo à inovação: as pessoas se acostumam às regras e se acomodam. Exemplo: funcionário continua utilizando processo defasado e ineficiente porque sabe que é difícil mudá-lo.

No Brasil, muitas pessoas utilizam a palavra burocracia de forma pejorativa, querendo dizer que algum processo ou empresa é ineficiente. Conforme pudemos verificar, burocracia não é sinônimo de ineficiência. Pelo contrário, deve ser sinônimo de um conjunto de regras e normas para tornar as empresas mais eficientes. Porém, é importante frisar que tudo que é feito em excesso ou de forma incorreta é prejudicial. Portanto, o excesso de regras e normas deve ser chamado de “burrocracia”, não de burocracia.
 

Compartilhar: