Os segredos da longevidade empresarial

Os segredos da longevidade empresarial

Os números não são animadores. De cada cem empresas abertas no Brasil, 48 encerraram suas atividades em três anos. Além disso, 24 de cada cem não alcançam sequer o primeiro ano de vida. O dado faz parte de um estudo do IBGE.

Segundo Vagner Miranda da Rocha, sócio da VSW Soluções Empresariais, as empresas duradouras são aquelas em que há uma clara definição e compreensão do motivo da existência dela, mesmo que fique restrita ao dono, o ambiente fica mais favorável ao funcionamento de um processo de tomada de decisão e até de um modelo de gestão que elimina naturalmente alternativas conflitantes com os objetivos, o que otimiza o tempo necessário nas decisões, possibilita o uso da transparência em todos os níveis operacionais e minimiza o risco de escolhas erradas.

De acordo com o site Strategia, existem três regras para garantir a longevidade empresarial:

1ª) Toda empresa tem uma ideologia central. Essa ideologia não se fabrica como um cosmético, nem se copia. Tem de ser “descoberta”, pois é autêntica. Ideologia significa: valores centrais e propósitos centrais. Os valores são os pilares em que se acredita contra tudo e contra todos, e os propósitos são a razão de ser da empresa. É algo que permanece no tempo;

2ª) É necessário ter uma visão de futuro. Significa definir objetivos audaciosos para um horizonte de 10 a 30 anos. Eles não têm de ser realizáveis em 100%, talvez só tenham 50% a 70% de probabilidade de sucesso. Mas só ganham impacto se forem vivamente descritos, se as imagens em que se traduzem forem bastante claras e mobilizadoras, se houver paixão e convicção. Não se deixe vencer pela síndrome do “objetivo alcançado”;

3ª) É indispensável alinhar a visão com a implementação – construir uma empresa requer 1% de visão (sem isso nada feito) e 99% de alinhamento com a implementação. A visão fornece o contexto, mas o alinhamento permite a qualquer pessoa perceber o que é e para onde vai a empresa, sem ter de ler papéis e brochuras, ou ouvir discursos do “top management”.

Para que os empresários possam se inspirar, seguem alguns exemplos de empresas, que atuam no Brasil, com mais de 100 anos de história: Cedro Têxtil (142 anos), Companhia Hering (133 anos), Ypióca (167 anos) e Avon (127 anos).

Fonte: Revista Administrador Profissional / Ano 37 / nº 333

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