Outsourcing: conceito características e benefícios

Outsourcing: conceito características e benefícios

Outsourcing é a prática de terceirizar determinados serviços dentro de uma empresa. Esse termo, desmembrando a palavra em inglês, seria algo como “fonte de fora”. Ou seja, é um recurso ou serviço atribuído a outra empresa ou profissional que não pertence ao quadro de funcionários da empresa contratante.

De acordo com o site da Remessa On Line, muitas empresas estão habituadas a terceirizar processos como logística, limpeza, segurança e manutenção da infraestrutura, mas no outsourcing a terceirização é estratégica e ligada à parte administrativa ou à implantação de melhorias tecnológicas.

O crescimento do outsourcing nos últimos anos é resultado de uma série de transformações no modelo de trabalho e mercado, como a própria flexibilização e o trabalho remoto. À medida que as empresas crescem e buscam expandir os negócios, proporcionalmente cresce a busca por soluções e estratégias que permitam um crescimento sustentável.

Segundo um relatório elaborado pela Transparency Market Research, a procura por contratação de serviços Outsourcing deve crescer 15% por conta da necessidade de redução de gastos e melhora das operações nas empresas.

A empresa de outsourcing nada mais é do que a empresa que presta o serviço para a empresa contratante. No mercado, é possível encontrar empresas que oferecem outsourcing nos mais diversos segmentos, tais como: tecnologia, gestão financeira, recrutamento e seleção, marketing etc.

Muitos empreendedores enxergam no outsourcing desvantagens como falta de controle dos processos e segurança, por ser necessário confiar dados confidenciais a outra empresa. Para mitigar tais desvantagens, é necessário estabelecer com a empresa que oferece tal serviço uma comunicação muito clara, objetiva e transparente.

É necessário que as empresas que atuam nesse segmento apresentem metas e indicadores, para que o cliente que contratou o serviço esteja sempre atualizado sobre as etapas do processo e possa avaliar os resultados do investimento com a parceria firmada. Portanto, é imprescindível que o cliente avalie a credibilidade da empresa com a qual firmará a parceria, exigindo que seja estabelecido em contrato tudo o que será entregue e os resultados esperados.

Segundo José Leandro Ciofi, Diretor Executivo da JL Business Corporate, as vantagens de se contratar um outsourcing são inúmeras e existe um cenário estratégico para uma empresa tomar a decisão de contratar um outsourcing que pode fazer a diferença para o negócio. Dentre os principais efeitos provocados por estes contratos, pode-se destacar:

1. Mão de Obra Qualificada: o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e capturar e manter mão de obra especialista em algumas áreas como a contábil, fiscal, departamento pessoal e financeiro tem se tornado um grande desafio aos empresários. Uma empresa de outsourcing normalmente já reúne estes talentos e consegue implantar processos eficazes de forma mais rápida e eficiente;

2. Padronização de Procedimentos: quanto mais uma empresa consegue padronizar processos, rotinas e procedimentos, mais ela tem condições de ser bem gerida e crescer. As empresas de outsourcing normalmente trabalham com procedimentos confiáveis e protocolos, o que contribui para catalisar o processo de profissionalização e aprimoramento da gestão;

3. Estabilidade da Mão de Obra: frequentemente os empresários sofrem com súbitas baixas em equipes, muitas vezes em posições estratégicas em determinados departamentos. O outsourcing, quando bem implementado e desenvolvido por uma empresa estruturada, permite a substituição imediata de pessoal sem que os processos ‘sofram’ com as trocas e transições.
 

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