Perder menos para ganhar mais

Perder menos para ganhar mais

A fórmula matemática para se obter o lucro é simples, basta subtrairmos o total de gastos do total do faturamento (faturamento – gastos = lucro). De forma simplificada, podemos dizer que faturamento é tudo que entra no caixa de uma empresa, enquanto gasto é tudo que sai.

Infelizmente, a grande maioria das organizações busca o aumento do lucro somente por meio de estratégias que visam o aumento do faturamento, esquecendo-se que o lucro também pode ser aumentado por meio da redução de gastos. Dentre as formas de se reduzir os gastos, sugere-se que as empresas adotem estratégias que visem a redução de perdas.

Segundo Luiz Guilherme Ravacci Pires, Diretor da LogSim - Consultoria em Logística, experiências concretas em indústrias, atacadistas e varejo, comprovam os resultados positivos gerados por projetos de Prevenção e Controle de Perdas.

Ravacci afirma também que experiências comprovadas mostram que as perdas podem ser reduzidas em até 40% a partir da aplicação profunda e constante de ações nos pontos certos. Para identificar e agir decisivamente sobre estes pontos, o envolvimento dos gestores de todos os departamentos é fundamental.

Todos os departamentos de uma organização devem buscar a redução de perdas, porém, em muitas organizações, cabe à área de Logística desenvolver este papel. Numa atuação conjunta com a área de segurança patrimonial, a logística interfere em muitos dos processos de alto risco, que, ao serem vulneráveis, criam o ambiente propício para a propagação das perdas.

Diante do cenário altamente competitivo no qual as organizações atuam, onde é difícil aumentar o faturamento, a implantação de estratégias que reduzam as perdas é uma ótima forma de se tentar aumentar o lucro.

Compartilhar: