Perfis de funcionários fadados ao insucesso

Perfis de funcionários fadados ao insucesso

É cada vez mais importante, no ambiente de trabalho, ter boas habilidades sociais. Saber lidar bem com pessoas pode ser mais importante, inclusive, do que algumas habilidades técnicas da função. No entanto, não são todas as pessoas que possuem inteligência social. O site norte-americano "Business Insider" elaborou uma lista com tipos de pessoas que dificilmente vão conseguir ter sucesso no trabalho. Conheça alguns (1):

O covarde: medo é um motivador muito poderoso. Porém, no ambiente de trabalho, pessoas que têm medo demais podem se tornar irracionais e adotar comportamento irracional. Colegas covardes são os primeiros a culpar os outros e a tentar maquiar grandes erros.

O “dementador”: essa criatura do universo de Harry Potter tem a habilidade de sugar a alma das pessoas de seus corpos e só trazem tristezas e más lembranças para quem está em seu entorno. A autora da saga, J. K. Rowling, disse que desenvolveu esse conceito baseado em pessoas muito negativas – o tipo de pessoa que tem a habilidade de entrar em uma sala e acabar com a alegria de todos. Pessoas assim vão sempre ver o copo meio vazio e encher as outras de medo e preocupação, mesmo em momentos positivos.

O arrogante: pessoas arrogantes acreditam que tudo que você faz é um desafio pessoal. Arrogância é uma falsa confiança e, em geral, mascara grandes inseguranças. Pessoas arrogantes tendem a ter pior desempenho no trabalho e problemas cognitivos em relação aos outros.

O “sem oportunidades”: essas pessoas dizem que o fracasso foi causado pela falta de oportunidade. Sorte pode ajudar na carreira, mas, em geral, grandes profissionais chegam onde chegaram por meio de muito trabalho duro. O que essa pessoa não percebe é que sua atitude é o que a leva ao fracasso, e não as circunstâncias.

O temperamental: algumas pessoas não têm nenhum controle sobre suas emoções. Elas vão estourar e projetar seus sentimentos sobre você e pensam que você é o único responsável pelos problemas delas. Pessoas temperamentais trabalham mal porque deixam suas emoções atrapalharem seu julgamento. A falta de controle destrói relacionamentos.

A vítima: são pessoas mais difíceis de identificar porque, no início, você sente empatia por elas. Mas, com o tempo, percebe que o "tempo de necessidade" delas é o tempo inteiro. Vítimas sempre se livram de qualquer responsabilidade ao fazer uma lombada se tornar uma montanha intransponível.

O que sempre pede desculpas: para cada pessoa que deve um pedido de desculpas, existe outra que pede muito mais do que deveria. Pessoas sem confiança estão sempre se desculpando por suas ideias e ações. Elas têm medo do fracasso e acreditam que pedir desculpa vai criar uma rede de segurança. No entanto, desculpas desnecessárias podem fazer com que as ideias desses funcionários pareçam piores do que elas realmente são.

(1) https://economia.uol.com.br/noticias/infomoney/2016/07/01/9-tipos-de-funcionarios-que-nunca-vao-conseguir-subir-na-vida.htm

 

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