PIX: uma ferramenta inovadora para efetuarmos transferências e pagamentos

PIX: uma ferramenta inovadora para efetuarmos transferências e pagamentos

Ao pesquisar na Internet, não consegui identificar o significado de PIX, que foi o nome dado a um sistema desenvolvido pelo Banco Central (BC). Acredito que tal nome tenha origem no objetivo do sistema, que é fazer Pagamentos Instantâneos (PI). E o “X” da sigla, o que significa?

Para tentar entender o “X” da questão, lembrei-me que todas as empresas que compunham o grupo EBX, do empresário Eike Batista, eram acompanhadas da letra “X”. Quando tal grupo foi constituído, Eike afirmou que tal letra representava a multiplicação e acelerava a criação da riqueza. Talvez os técnicos do BC tenham se inspirado nisso para colocar o “X” na sigla.

Espero que a maldição da letra “X” não atinja o PIX, pois as empresas do grupo EBX foram à lona em 2013. Na época, o colunista da Folha José Simão afirmou que o empresário desmoralizou de tal forma a letra “X” que até a Xuxa deveria trocar seu nome para "Chucha". Brincadeiras à parte, o sistema PIX tem tudo para ser um grande sucesso.

De acordo com Isabel Filgueiras, em matéria para o Valor Investe, o PIX é o novo sistema de pagamento instantâneo criado pelo BC e só entrará em operação em 16 de novembro. Porém, desde segunda-feira, dia 5 de outubro, os grandes bancos já começaram a realizar o cadastro dos clientes que quiserem aderir a essa forma mais rápida de envio de dinheiro.

O PIX não pretende substituir outras formas de pagamento, como boleto, cartão ou transferências via TED ou DOC. Ele pretende ser uma alternativa nova para se enviar e receber dinheiro com mais rapidez, em qualquer dia (até feriados e fins de semana) e a qualquer hora (funcionará 24 horas). A proposta é que o dinheiro seja creditado na conta do favorecido em 10 segundos (pagamento instantâneo).

De acordo com Isabela Bolzani, em matéria para a Folha de São Paulo, os clientes pessoas físicas e jurídicas poderão acessar o aplicativo das instituições nas quais têm conta e registrar uma das chamadas “chaves PIX” – apelidos de identificação da conta cadastrada. Existem quatro tipos de chaves PIX: CPF/CNPJ, e-mail, número de telefone celular ou uma chave aleatória, que será constituída por um conjunto de números, letras e símbolos gerados aleatoriamente e que servirá para que a pessoa não precise passar outros dados.

Bolzani comenta que, na prática, o PIX vai transformar toda conta bancária em um grande sistema de pagamentos. Por meio dele será possível enviar dinheiro para outra pessoa ou empresa de maneira instantânea e independente de qual seja a instituição de recebimento. Enquanto as transferências de TED ou DOC exigem que o pagador conheça e digite dados completos do recebedor – como banco, número da agência, número da conta, o tipo de conta e seu CPF ou CNPJ – o novo sistema permite transferir os recursos tanto pela simples leitura do QR Code do recebedor ou pela informação de qualquer uma das chaves PIX dadas por ele.

O cadastro das chaves PIX é completamente gratuito para pessoas físicas e jurídicas. E, para pessoas físicas, também não há custo tanto para enviar como para receber dinheiro por esse novo sistema de pagamentos. Para cadastrar uma chave PIX, segundo Filgueiras, devem ser seguidos 4 passos:

1° Passo: para ter o PIX é necessário ter uma conta em uma instituição financeira bancária ou uma carteira digital (dispositivo eletrônico que permite que um indivíduo faça transações eletrônicas). Ele só estará disponível para quem já tem algum tipo de registro em uma instituição financeira bancária. Isso porque o PIX não é um aplicativo ou plataforma isolado. Ele é uma funcionalidade on-line dentro do aplicativo ou site da instituição com a qual você se relaciona;

2° Passo: caso tenha conta em mais de uma instituição financeira bancária, é importante que selecione em qual ou quais instituições você quer receber o dinheiro enviado por meio do PIX. As pessoas têm direito a três chaves PIX, que poderão ser cadastradas em uma única instituição ou em instituições diferentes;

3° Passo: você deve acessar o site ou o aplicativo da instituição financeira bancária em que possui conta e para onde gostaria de receber suas transferências. Lá, você deve encontrar uma seção ou ícone com o nome "PIX". Clique nele e cadastre sua chave PIX;

4° Passo: haverá um período para que a sua chave PIX seja confirmada. Após o cadastro ser enviado ao BC, as informações que disponibilizou serão conferidas e, posteriormente, caso tudo esteja correto, o cadastro será aprovado. Você será avisado pela instituição financeira bancária que sua chave PIX foi cadastrada com sucesso.

Você já pode cadastrar sua chave PIX hoje, mas não se esqueça que só poderá começar a utilizar o sistema no dia 16 de novembro. A partir dessa data, o PIX poderá ser utilizado de duas formas: realização de transferências e pagamento de contas ou compras.

Quando for realizar uma transferência, não se esqueça que a pessoa física ou empresa para qual você deseja transferir o dinheiro também precisa ter uma chave PIX cadastrada. Você deve perguntar qual a chave PIX do destinatário da quantia. Se for o e-mail, por exemplo, digite o endereço correto do e-mail, em seguida informe a quantia a ser transferida e clique em confirmar. Os dados completos de quem vai receber a transferência aparecerão na tela. Para finalizar o processo, basta confirmar.

Quando for realizar um pagamento, caso seja decorrente de uma compra feita pela Internet, basta você escanear o QR Code ou código de barras da conta da empresa. Nas lojas físicas, também haverá possibilidade de efetuar pagamentos por meio do PIX. Basta você escanear com seu smartphone o QR Code fornecido pela loja e confirmar o pagamento. Caso haja algum problema na hora de escanear, você também poderá digitar a chave PIX do lojista para efetuar o pagamento. Nesses casos os pagamentos serão somente no débito.
 

Compartilhar: