Planejamento estratégico versus orçamento: qual deve ser feito primeiro?

Planejamento estratégico versus orçamento: qual deve ser feito primeiro?

O orçamento empresarial pode ser definido como um plano dos processos operacionais para um determinado período. Na prática, é uma forma representativa dos objetivos econômico-financeiros a serem atingidos por uma empresa, expresso por meio da formalização das projeções de suas receitas e gastos.

Para se fazer as projeções, deve ser definida uma unidade de tempo. Quando o orçamento é elaborado por uma empresa, os autores sugerem que a unidade de tempo a ser utilizada seja o ano, subdividido em projeções mensais. Porém, em minha opinião, como as projeções se tornam menos assertivas quanto mais longo é o período de tempo, prefiro, nas empresas que ajudo a implantá-lo, fazer projeções semestrais.

Como o orçamento é projetado para o período de um semestre ou ano, trata-se de uma ferramenta de planejamento de curto prazo. Devido ao aumento da concorrência, que se acentuou nas últimas décadas, ocasionado, entre outros motivos, pelo processo de globalização, as empresas não devem fazer somente um planejamento de curto prazo. Torna-se necessário também fazer um planejamento de longo prazo, mais conhecido como planejamento estratégico.

O planejamento estratégico deve ser elaborado para um período longo de tempo, normalmente de cinco anos, e deve abranger três principais pontos: 1º decidir para onde a organização vai; 2º avaliar o ambiente dentro do qual ela operará; e 3º desenvolver macro estratégias para alcançar os objetivos definidos.

Ao se tratar dessas ferramentas (orçamento empresarial e planejamento estratégico), surge uma dúvida na cabeça dos empresários: o que deve ser feito primeiro? Resposta: o planejamento estratégico. Essa opinião é compartilhada pelos autores que tratam desse tema, pois afirmam que deve ser o planejamento de longo prazo (estratégico) que deve fornecer as premissas (orientações básicas) para se dar início ao planejamento de curto prazo (orçamento).

Tal opinião também é compartilhada por empresários e gestores que utilizam tais ferramentas em suas empresas. Segundo Fernanda Carreira, Controller da Agir Industria e Comercio Ltda., o planejamento estratégico e o orçamento desempenham papéis cruciais no funcionamento e sucesso de uma empresa, e a sequência correta na sua implementação influenciará significativamente a tomada de decisões e os resultados financeiros.

Em resumo, comenta Ronaldo Girotto, CEO da Agir Industria e Comercio Ltda., o planejamento estratégico deve ser o ponto de partida, fornecendo a base para a tomada de decisões no processo de elaboração do orçamento empresarial. As duas ferramentas são interdependentes e devem trabalhar em conjunto para garantir que a empresa alcance seus objetivos de longo prazo enquanto gerencia suas operações de curto prazo de forma eficaz.

Compartilhar: