Planejamento para montar um empreendimento

Planejamento para montar um empreendimento

Muitas pessoas, por estarem cansadas de trabalhar para os outros, decidem abrir um negócio próprio. Porém, de acordo com o Sebrae, o índice de mortalidade de novos empreendimentos é muito grande. Dentre os motivos que fazem com que os novos empreendimentos “morram” prematuramente, a falta de planejamento é um dos principais.

Diante de tal constatação, acredito que o primeiro passo a ser dado por um empreendedor que deseja abrir um negócio próprio é a elaboração de um projeto de investimento. A elaboração de projetos de investimento requer metodologia específica, composta por várias etapas. Genericamente, pode-se resumir esse processo em cinco grandes etapas: estudo de mercado, estudo de tamanho e localização, engenharia do produto, análise de custos e receitas e avaliação da viabilidade econômica e financeira.

•    Estudo de Mercado
Permite que sejam identificados diversos elementos importantes, tais como:
a) Análise da demanda: levantamento da intenção dos consumidores em adquirir determinado bem ou serviço. Pode ser feito através de questionários ou entrevistas (pesquisa de mercado);
b) Análise da oferta: é quantidade de determinado bem ou serviço que os produtores esperam vender num determinado período;
c) Análise setorial: visa identificar concorrentes, ameaças de entrada no mercado, características dos fornecedores, políticas governamentais e produtos substitutos.

•    Estudo de Tamanho e Localização
Visa determinar a capacidade ideal de produção a ser instalada, levando em conta planos futuros de ampliação. Além do tamanho, é necessário definir o local onde o empreendimento será instalado, inicialmente, por meio de um estudo sobre macrolocalização, com características de países, regiões e estados e, posteriormente, por um estudo sobre microlocalização, ou seja, características de cidades e bairros, de maneira a definir o local mais apropriado.

•    Engenharia do Produto
Trata-se do detalhamento dos processos e equipamentos que deverão ser utilizados na elaboração do produto ou serviço a que se refere o projeto. Nesta etapa, também é importante definir o projeto do trabalho, ou seja, os direitos e deveres dos funcionários, para que suas expectativas fiquem bem posicionadas.

•    Análise de Custos e Receitas
Após a definição do estudo de mercado, da estratégia de comercialização, do processo produtivo e da localização, tais parâmetros devem ser consolidados em termos econômico-financeiros, pela projeção de receitas e custos, previstos para o projeto.
A análise deverá ser feita sobre os fluxos, de forma incremental, ou seja, somente devem ser levadas em conta as alterações que ocorrerão no caixa decorrentes da implementação do projeto de investimento; portanto, fluxo de caixa incremental é o fluxo de caixa adicional que a organização passará a ter acima do fluxo de caixa operacional projetado. Um projeto de investimento, uma vez implementado, passará a gerar novas receitas (entradas no caixa) e novos gastos (saídas de caixa); pela dedução de tais gastos das receitas, é possível obter o fluxo de caixa incremental líquido.

•    Avaliação da Viabilidade Econômica e Financeira
Utilizando o fluxo de caixa incremental líquido como subsídio, várias técnicas podem ser utilizadas para se mensurar a viabilidade econômica e financeira de um projeto de investimento. Dentre elas, as mais citadas são o Valor Presente Líquido (VPL), a Taxa Interna de Retorno (TIR) e o Período de Retorno do Capital (payback).

Na maioria das vezes, a implantação de um projeto de investimento acarreta efeitos diretos e indiretos sobre as pessoas e a sociedade como um todo; portanto, também é importante que se faça uma Avaliação Social do Projeto, ou seja, um levantamento dos impactos que serão gerados para a sociedade. Lembre-se, para se tornar um empreendedor de sucesso não basta ter somente um bom produto, que pode ser um bem ou serviço. É necessário a elaboração de um planejamento para transformá-lo realmente em um empreendimento que gere retorno financeiro e realização profissional. 
 

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