Porque e como os colaboradores devem ser avaliados

Porque e como os colaboradores devem ser avaliados

O capital mais valioso das organizações é o humano. É pouco provável, para não dizer impossível, que cheguem a algum lugar sem uma equipe de colaboradores afiados, talentosos e satisfeitos. Diante de tal constatação, organizações com desempenho acima da média estão cada vez mais atentas à avaliação de desempenho de seus colaboradores.

Uma avaliação de desempenho coerente, com reflexos em programas de crescimento dentro da própria organização, bônus de fim de ano e outros benefícios, tende a motivar as pessoas, gerando, consequentemente, bons resultados para o negócio. Mas será que as organizações estão empenhadas em realizar uma avaliação séria e profunda dos seus colaboradores?

É importante ressaltar que deve ser elaborada uma avaliação 360º, que consiste em avaliar os colaboradores de todos os níveis hierárquicos, desde o “chão de fábrica” até os diretores. Segundo o site Emprego Certo, existem oito dicas a serem levadas em conta para que a avaliação de desempenho seja justa e eficaz:

• Antes de conduzir a avalição, reúna o maior número possível de informações sobre o profissional e seu desempenho;

• Nunca confie em sua memória. Registre em seu caderno de anotações aqueles acontecimentos que podem impactar sobre a avaliação de seus subordinados – negativa ou positivamente;

• Não seja precipitado e amador em suas avaliações. Seja racional e nunca faça julgamento de valor ao empreender uma avaliação;

• Nunca perca sua sensibilidade acerca dos sentimentos de seus colaboradores. Avalie-os sobre todos os ângulos;

• Durante a avaliação, pergunte ao avaliado se gostaria de discutir um ponto específico de sua avaliação. Deixe-o falar livremente e sem nenhuma censura;

• Se o avaliado não tem nenhuma crítica a respeito de seu próprio desempenho, aponte-as de maneira firme, porém civilizada. Mostre os dados, os gráficos, os erros que ele cometeu e que embasam as suas críticas construtivas;

• Escute e observe o comportamento do avaliado. Essa postura lhe dará tempo para pensar e agir com segurança;

• Ofereça recomendações para seu desenvolvimento pessoal – leitura, cursos específicos, aprendizado de novo idioma, mudança de postura, exposição perante a alta administração etc.

Fonte: Revista Administrador Profissional / Ano 36 / nº 328

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