Precisamos mudar para nos adaptarmos às mudanças

Precisamos mudar para nos adaptarmos às mudanças

Na história da humanidade, durante muitos séculos, as mudanças ocorreram de forma muito vagarosa. Para exemplificar, basta lembrar que o jegue era o meio de locomoção utilizado na época que Jesus Cristo estava fisicamente entre nós. Muitos séculos depois, quando Dom Pedro I proclamou a independência do Brasil, às margens do riacho Ipiranga, estava montado em um cavalo. Os equinos só deixaram de ser o meio de locomoção mais comum quando Henry Ford, no início do século XX, popularizou o automóvel.

O século XX foi marcado como o período das grandes mudanças, as quais continuam ocorrendo, velozmente, no início do século XXI. Eu mesmo, que já entrei na idade dos “enta”, pois nasci em 1970, acompanhei o surgimento de diversas invenções. Quando era criança, não existiam CD, DVD, TV de LCD e LED, celular, micro-ondas, computador pessoal, vídeo games etc.

Conclui meu curso superior em Administração em 1992 e, já que estamos falando sobre mudanças, sabe como foi feito meu trabalho de conclusão de curso (TCC)? Na máquina de escrever! Quando chegava à minha casa, morrendo de fome, não existia o micro-ondas para esquentar a janta. Eu tinha que fazer o famoso “mexidão” na frigideira. Com certeza, os mais novos não sabem o que é isso!

Logo depois que me formei, o computador pessoal começou a se popularizar. Quando comecei a utilizá-lo no banco onde trabalhava, sabe qual foi minha primeira impressão? Odiei! Eu estava acostumado a digitar na máquina de escrever e, quando comecei a utilizar o teclado do micro, achei-o horrível, pois as teclas pareciam muito próximas umas às outras, “problema” que minha máquina de escrever não tinha.

Durante um bom tempo, dizia para todo mundo que o teclado do micro era um lixo. Sinceramente, tinha saudades da minha máquina de escrever! Porém, pouco tempo depois, comecei a enxergar as vantagens do teclado. Sabe como corrigíamos algo que tínhamos digitado errado utilizando a máquina de escrever? Utilizando o famoso “errorex”! Portanto, pouco tempo depois, passei a amar o teclado do micro, com quem estou “casado” até hoje.

As mudanças continuam ocorrendo de forma acelerada em nossa sociedade, gerando impactos em nossa vida pessoal e profissional. Diante de tal realidade, é importante que não as rejeitemos sem antes conhecer as vantagens que podem nos proporcionar. Precisamos deixar de ser reticentes e acompanhar as mudanças, pois, com certeza, elas foram pensadas para melhorar nossa vida, não para piorá-la.
 

Compartilhar: