Problemas versus Criatividade

Problemas versus Criatividade

Uma de nossas grandes preocupações no ambiente de trabalho é tomar decisões corretas frente aos problemas que surgem cotidianamente. Dentro da ciência da Administração, para se solucionar problemas, sugere-se um processo composto por quatro etapas: 1ª) Identificação do problema; 2ª) Desenvolvimento de alternativas para solucioná-lo, 3ª) Avaliação das alternativas; 4ª) Escolha da melhor alternativa. Neste processo, a etapa mais complexa é o desenvolvimento das alternativas para se solucionar o problema, pois requer muita criatividade dos executivos.

Conta-se que uma indústria, que fabricava creme dental, estava diante de um grande problema: durante o ano, houve uma redução expressiva no faturamento. Devido ao problema, o presidente marcou uma reunião com todos os executivos para buscar alternativas para contorná-lo. O gerente financeiro propôs uma readequação dos custos, o de recursos humanos um programa de treinamento dos vendedores, o de marketing uma nova campanha de publicidade e o de produção a troca das máquinas e equipamentos obsoletos.

Um funcionário, que estava fazendo manutenção na sala de reuniões, assistia o debate. Todos acharam engraçado quando ele pediu para dar uma sugestão e, com muito desdém, pararam para ouvi-lo. O funcionário da manutenção sugeriu que fosse utilizado um tubo mais maleável e um bico mais grosso, pois, dessa forma, sairia mais creme dental quando se apertasse o tubo. Ao adotar tal estratégia, logicamente, o produto acabará mais rapidamente e o cliente terá que comprar mais unidades, aumentando assim o faturamento da empresa.

A estória pode ser ficção, mas o fato é real, pois, no passado, os tubos de creme dental eram de metal e o bico era mais fino. Isto mostra que, normalmente, a solução para os problemas pode ser mais simples que se imagina, basta ter criatividade. Também é importante que os executivos deixem a soberba e o orgulho de lado, abrindo espaço para ouvir o que os funcionários de nível hierárquico mais baixo tem a dizer.

Compartilhar: