Profissão: Administrador

Profissão: Administrador

Não há organização que viva sem o Administrador, seja ela grande ou pequena, moderna ou tradicional. “A Administração é simplesmente o processo de tomada de decisão e o controle sobre as ações dos indivíduos, para o expresso propósito de alcance de metas predeterminadas”, define Peter Drucker.

“É, portanto, a Administração, o órgão da sociedade especificamente encarregado de transformar os recursos em produção, isto é, que tem a responsabilidade de promover o processo econômico organizado, que reflete o espírito básico da era moderna. Ela é, realmente, indispensável – e isso explica por que, uma vez gerada, ela cresceu com tanta velocidade e tão pouca oposição”, completa Drucker, dando a dimensão da importância da profissão para a sociedade.

No Brasil, o ambiente propício para a formação do Administrador só começou a ganhar contornos mais claros a partir de década de quarenta quando acentuou-se a necessidade de mão de obra qualificada e, consequentemente, da profissionalização do ensino da Administração. Foram necessários quase 25 anos desde o primeiro curso no País, em 1941, até a regulamentação da Lei nº 4.769, de 9 de setembro de 1965, que instituiu a profissão como nível superior. Na década de oitenta, a profissão teve outro avanço significativo com a promulgação da Lei Federal nº 7.321, de 13 de junho de 1985, que alterou a denominação da profissão de Técnico em Administração para Administrador.

Segundo o último Censo da Educação Superior, divulgado este ano, a profissão é a campeã entre os matriculados no Brasil. O curso atingiu 800.114 matrículas em 2013, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). E existe uma grande demanda em áreas ligadas à Administração.

Pesquisa realizada em 2011 pelo Conselho Federal de Administração (CFA) em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA), aponta que o Administrador é um profissional com visão ampla da organização e o comportamento ético é a atitude mais valorizada pelos entrevistados. Saber administrar pessoas e equipes e ter bom relacionamento interpessoal foram as competências e habilidades apontadas como essenciais.

Fonte: Revista Administrador Profissional / Ano 37 / nº 339

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