A propaganda é a alma do negócio

A propaganda é a alma do negócio

Durante minha infância, como era muito magro e fraco, minha mãe preparava um “remédio” caseiro com o intuito de me tornar mais forte. Ele consistia na mistura de um vidro de biotônico Fontoura, uma lata de leite condensado e seis ovos de pata. Foi um dos poucos “remédios” gostosos que experimentei durante minha infância. Portanto, sempre pedia para ela fazer mais. Porém, a grande dificuldade era encontrar os ovos de pata.

Depois que me tornei adulto, sempre fiquei me perguntando por que tinham que ser ovos de pata? Minha mãe dizia que era pelo fato de os ovos de pata serem melhores do que os ovos de galinha. Surgia então uma nova questão: porque comemos ovos de galinha se os ovos de pata são melhores? Depois de muitos anos com esta dúvida em minha cabeça, consegui solucioná-la.

Há alguns anos, estive em um hotel fazenda com a família. Enquanto caminhava pelas redondezas, encontrei um caipira e fiz a pergunta. Para minha surpresa, o caipira afirmou que a resposta era muito simples. Segundo ele, caso as patas não fiquem trancadas no “pateiro”, pois galinheiro é para galinha, é difícil encontrar seus ovos. Elas os colocam em total silêncio, enquanto caminham pela propriedade. Portanto, acabam ficando perdidos ou sendo comidos por algum animal.

Porém, com as galinhas é diferente. O caipira disse que a galinha começa a gritar cinco minutos antes de colocar o ovo. Enquanto está sendo colocado, o escândalo é imenso. Logicamente, ao ouvir o “anúncio” do ovo sendo colocado, alguém vai até a galinha para poder pegá-lo. Portanto, seus ovos não ficam perdidos como os da pata.

Depois dessa conversa, consegui entender porque comemos ovos de galinha e não ovos de pata. O problema é que a pata não anuncia seu produto, ou seja, não faz propaganda. Por outro lado, a galinha é mais esperta, pois, mesmo tendo um produto com qualidade inferior, sabe anunciá-lo muito bem.

Ao refletir sobre o "causo" que contei, podemos concluir que não basta as empresas desenvolverem produtos que possuam qualidade, é preciso que seus clientes conheçam tal qualidade. Portanto, nunca podemos nos esquecer de uma frase muito antiga, porém muito sábia: “a propaganda é a alma do negócio”.

 

Compartilhar: