Qual o valor de lucro que uma empresa deve buscar?

Qual o valor de lucro que uma empresa deve buscar?

Geração de valor é um tema relacionado às organizações, que podem ser classificadas de várias formas. Na obra que escrevi sobre Gestão de Organizações, comento que as classificações levam em conta algum tipo de característica específica, como: destino do lucro, forma de atuação, atividade econômica, forma de constituição e porte.

Quando se aborda a geração de valor, que tem relação com o lucro, é importante lembrar que as organizações podem ser classificadas em duas categorias: com fins lucrativos e sem fins lucrativos.

•    Organizações com fins lucrativos: é composta por organizações cujo principal objetivo é o lucro. Caso ele seja efetivamente obtido, poderá ser direcionado aos proprietários da organização. As empresas constituem o principal exemplo de organizações com fins lucrativos. Empresa é todo empreendimento humano que procura reunir e integrar recursos humanos e não-humanos (como recursos financeiros, físicos, tecnológicos, mercadológicos etc.) no sentido de alcançar objetivo de lucratividade, pela produção e, comercialização de bens ou de serviços;
•    Organizações sem fins lucrativos: é composta por organizações que não tem o lucro como principal objetivo. Porém, caso ele seja efetivamente gerado, deverá ser direcionado à implantação de investimentos na própria organização. As instituições de ensino, fundações, clubes recreativos, sindicatos, organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIP´S) e as organizações não governamentais (ONG’s) são exemplos de organizações sem fins lucrativos.

Uma organização obterá lucro quando seu resultado financeiro for positivo, ou seja, suas receitas forem superiores aos seus gastos. Apesar de existirem as organizações classificadas como sem fins lucrativos, é óbvio que elas também precisam visar a lucratividade, do contrário seus gastos poderão se tornar superiores às suas receitas, fazendo com que tenham prejuízo financeiro e encerrem suas atividades.

Após se concluir que o lucro é um fator inerente à perpetuidade das organizações, surge uma dúvida: qual o valor ideal de lucro que uma organização deve buscar? Para que tal dúvida seja solucionada, deve-se utilizar o conceito de geração de valor.

Pode-se dizer que o objetivo de uma empresa não deve ser simplesmente obter lucro, e sim gerar valor, pois a obtenção de lucro não garante, necessariamente, a remuneração adequada do capital investido. Financeiramente falando, gerar valor significa obter um montante de lucro que valha o risco que o empresário se propôs a correr ao investir seus recursos financeiros na empresa.

Uma forma de se medir o valor gerado é através do Valor Econômico Adicionado (VEA). O VEA é um modelo de cálculo desenvolvido pela empresa de consultoria Stern Stewart, conhecido mundialmente como Economic Value Added (EVA). Basicamente, o VEA visa apurar o resultado financeiro obtido pela organização que excede à remuneração mínima exigida por aqueles que nela injetaram recursos financeiros (credores e proprietários).

Para se calcular o VEA, é necessário conhecer o custo total de capital da organização, que representa o custo de cada fonte de financiamento (próprio e de terceiros) ponderado pela participação do respectivo capital no total do investimento realizado. O VEA representa, em essência, o custo de oportunidade do capital aplicado por credores e acionistas como forma de compensar o risco assumido no negócio.
 

Compartilhar: