Responsabilidade Social Individual: faça sua parte

Responsabilidade Social Individual: faça sua parte

De acordo com a abordagem contemporânea sobre o tema, responsabilidade social empresarial são as ações concretas realizadas por uma empresa, que protejam e melhorem a sociedade, além do exigido para atender aos interesses econômicos e técnicos desta empresa, mesmo que não contribuam diretamente para o aumento do seu lucro.

Segundo o Centro de Informação e Assessoria Técnica (CIAAT), uma ONG que atua por meio do desenvolvimento de comunidades sustentáveis, muito se fala da responsabilidade social empresarial, mas a responsabilidade social individual também é tão importante quanto a primeira. Ela consiste em o indivíduo agir de maneira consciente do seu papel transformador no mundo, adotando uma postura proativa no sentido de influenciar e afetar as pessoas do seu meio social.

O CIAAT comenta que a responsabilidade social individual é a raiz da responsabilidade social empresarial, afinal, uma empresa é composta por indivíduos, portanto, é o comportamento desses indivíduos dentro da organização que determinará o seu papel transformador.

Ser socialmente responsável é adotar uma postura diária, que se percebe nos menores atos do cotidiano. É preciso abraçar e incorporar a responsabilidade social em seu sistema de valor e crença pessoal para se tornar um agente transformador.

A responsabilidade social individual pode começar com um simples ato de filantropia, afirma o CIAAT. Você pode criar um orçamento mensal para doações às instituições que trabalham com causas que acredita. Além disso, você poderá dedicar seu tempo se voluntariando em projetos que trabalhem com causas sociais, como ONGs e movimentos sociais.

Consuma de forma consciente, não compre aquilo que não for usar. Não desperdice alimentos. Escolha marcas que são comprometidas com as causas ambientais e jamais compre de uma empresa que explore a mão de obra. 

Toda responsabilidade social, seja dentro das empresas ou individual, é um ato voluntário, é a forma como você age no anonimato, nos pequenos gestos. Ter responsabilidade social é agir com honestidade, ética, pensando no bem comum e no meio ambiente.

“A melhor maneira de ser feliz é contribuir para a felicidade dos outros”. Confúcio.
 

Compartilhar: