Sem desculpas para pedir desculpas

Sem desculpas para pedir desculpas

Tempos atrás, recebi uma correspondência de uma seguradora. A mensagem dizia que eu não havia pago uma parcela e que meu carro, por esse motivo, estava sem cobertura. Fiquei louco de raiva, pois, na verdade, a parcela estava paga. Com muita indignação, liguei para o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC).

Fiquei mais indignado ainda quando o atendente solicitou que eu enviasse, via fax, o comprovante de pagamento. Mesmo achando que não era minha obrigação comprovar que tinha feito o pagamento, resolvi atender à solicitação para evitar possíveis problemas futuros. Como não tenho fax, tive que ir a uma papelaria para enviar o documento.

Depois do transtorno que me causaram, eu só tinha uma certeza, não renovaria o seguro do carro com a mesma empresa, pois, como ela foi incompetente para controlar seus recebimentos, poderia também ser incompetente em outros aspectos. Duas semanas depois do ocorrido, recebi um sedex da seguradora. Dentro dele havia um porta moedas de couro e uma carta de desculpas. Como por milagre, toda a raiva que estava sentindo foi embora e decidi renovar o seguro com a mesma empresa.

Existe um ditado que diz: errar é humano, persistir no erro é burrice! Concordo com tal ditado, porém, além das empresas não poderem persistir em seus erros, também é imprescindível que peçam desculpas ao errar. Do contrário, o cliente guardará uma imagem negativa e, com certeza, procurará um concorrente.

Lembre-se, na vida profissional e também na vida pessoal, ao cometer um erro, não há desculpas para não pedir desculpas. Não tenha vergonha de fazer a “cara do gato de botas” e assumir seu erro. Essa é a atitude mais nobre e inteligente a ser tomada.

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