Será necessário nos tornarmos mascarados no ambiente de trabalho

Será necessário nos tornarmos mascarados no ambiente de trabalho

Em breve, precisaremos ser mascarados no ambiente de trabalho. Antes que os mais antigos digam que estou errado, lembro que a palavra mascarado possui dois significados na língua portuguesa. No passado, utilizava-se muito a palavra mascarado quando queríamos dizer que uma pessoa se achava mais importante que as outras, ou ainda, que era arrogante. Exemplo: - Você viu como aquele corinthiano é mascarado? Só porque o time dele ganhou dois títulos mundiais o “cara se acha”!

Devido a necessidade de nos prevenirmos para não contrair e nem disseminar o Covid-19, ser mascarado tornou-se uma necessidade imprescindível. Isso ocorre pelo fato de a palavra mascarado também ter o significado de: aquele que está usando uma máscara. O uso da máscara de proteção deve se tornar uma rotina em nossas vidas, tanto na vida social quanto no ambiente de trabalho.

Desde o início da pandemia do Covid-19 no Brasil, vários estados e municípios decretaram o uso obrigatório da máscara para a circulação em espaços, transportes e vias públicas, além de locais privados, mas que permitam acesso à população. Felizmente, acredito que a utilização da máscara esteja se tornando algo rotineiro na vida da imensa maioria dos brasileiros conscientes. No início da pandemia, quando eu via alguém com máscara, achava que era uma pessoa exagerada. Agora, quando vejo alguém sem máscara, concluo que é uma pessoa desinformada.

Com certeza, dentro de algum tempo, acredito que haverá algum tipo de relaxamento programado na quarentena, fazendo com que a economia volte a funcionar. Torço para que tal relaxamento seja feito levando-se em conta critérios científicos, amparados por especialistas na área de saúde. Quando tal sonho se tornar realidade e pudermos retornar à nossa rotina diária, acredito que a máscara continuará sendo uma ferramenta importante para conter a propagação do Covid-19.

Diante disso, é imprescindível que todos os trabalhadores, ao voltarem aos seus ambientes de trabalho, mesmo que não haja nenhuma autoridade sanitária para fiscalizar e multar, conscientizem-se que será necessário utilizar máscaras, ou seja, precisarão ser mascarados no ambiente de trabalho.

Além dos trabalhadores da área médica e da indústria de alimentos, onde a máscara é um Equipamento de Proteção Individual (EPI) obrigatório, a MedVitae comenta que ela também deve ser utilizada por toda a população, pois é uma das medidas preventivas para evitar a propagação de novos casos do Covid-19.

Estudos recentes, de acordo com a MedVitae, mostram que o equipamento pode sim contribuir para frear a pandemia, uma vez que pacientes assintomáticos são grandes propagadores do vírus. Porém, antes de utilizar a máscara, é importante seguir algumas recomendações, de modo que elas se tornem realmente assertivas na hora da proteção:

• Higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel antes de colocar a proteção respiratória;
• O ajuste do equipamento deve ser feito pelo elástico e nunca pelo tecido;
• A máscara deve cobrir tanto o queixo como o nariz;
• O equipamento deve ser utilizado por no máximo duas horas;
• Ao retirar a máscara é importante não tocar no tecido;
• Em caso de máscaras artesanais é importante fazer a esterilização do material por 10 minutos através do vapor de água.

Fonte: https://www.medvitae.com.br/mascara-no-ambiente-de-trabalho/ 
 

Compartilhar: