Seu emprego está em risco?

Seu emprego está em risco?


Estamos iniciando 2015, um ano onde se fala que a economia enfrentará grandes desafios. Diante desse cenário, muitas pessoas se preocupam com a possibilidade de perder seu emprego, pois, normalmente, quando as empresas se veem frente a uma crise, a primeira providência é buscar reduzir seus gastos fixos por meio da redução do quadro de funcionários.

O site UOL solicitou a diversos especialistas que fossem apontados alguns sinais que indicam que seu emprego pode estar em risco. Eles enumeraram 10 sinais:

SEU TRABALHO NÃO ESTÁ TENDO OS RESULTADOS ESPERADOS: não importa a idade do funcionário ou o tempo de casa, se o resultado não aparece, é hora de ligar o sinal de alerta. Para reverter a situação, é preciso se concentrar nas metas e melhorar o máximo possível o desempenho, diz o consultor e palestrante Erik Penna;

AS NOTÍCIAS SOBRE O RAMO SÃO DESANIMADORAS: greves, demissões de funcionários e prejuízos na área em que você atua são atualmente manchetes de jornais? "Não pense, nem por um minuto, que esse cenário não afetará a empresa em que você trabalha", diz a coach Bibianna Teodori, autora do livro "Coaching na Prática - Como o Coaching Pode Contribuir em Todas as Áreas de Sua Vida" (Ed. França). Portanto, certifique-se de que o seu trabalho e as suas ações são importantes para a empresa e visíveis aos olhos das pessoas que mais interessam: as que ocupam cargo de chefia;

A EMPRESA FOI ADQUIRIDA POR UM GRUPO MAIOR OU HOUVE UMA FUSÃO COM OUTRA COMPANHIA: é um caso que exige bastante atenção do funcionário, apesar de não estar diretamente ligado a ele. O problema é que podem existir outras pessoas que realizam o mesmo tipo de tarefa, significando várias cabeças para poucas vagas. Uma atitude que pode contar pontos a seu favor é estar disponível para aceitar novas responsabilidades e projetos;

VOCÊ TEM PROBLEMAS DE RELACIONAMENTO COM COLEGAS: discussões constantes no ambiente de trabalho, atitudes que provocam mal-estar entre os colegas e questionamentos diários em relação às ordens dadas pela chefia podem abrir caminho para uma demissão em breve. Segundo o consultor Erik Penna, a maneira de falar com uma pessoa é tão importante quanto o que queremos dizer. Civilidade, educação e respeito aos colegas são pontos exigidos em qualquer organização, principalmente quando se trabalha em grupo;

DESMOTIVAÇÃO: desânimo ao acordar para ir trabalhar, atrasos frequentes, lentidão em resolver tarefas e reclamações constantes caracterizam um quadro sério de desmotivação. E um funcionário desmotivado, além de ser pouco produtivo, também pode contagiar os colegas. Portanto, não tem uma boa imagem. "Costumo dizer que, na vida, uma boa fórmula é: 70% do tempo você deve passar feliz e motivado; os outros 30% devem ser preenchidos por atividades e tarefas que devemos cumprir", diz o coach Maurício Sampaio, autor dos livros "Escolha Certa" (Ed. Dsop) e "Coaching de Carreira" (Ed. Rideel);

A CHEFIA JÁ CHAMOU A SUA ATENÇÃO VÁRIAS VEZES NAS ÚLTIMAS SEMANAS: se o líder já o orientou três ou quatro vezes sobre o mesmo tipo de tarefa e você ainda não fez o trabalho do jeito que ele solicitou, fique alerta, pois quando ele parar de insistir é porque, provavelmente, já desistiu de continuar com você e está procurando alguém para colocar em seu lugar. "Trabalhei em uma empresa em que o diretor sempre me dizia: eu não mando ninguém embora, é a própria pessoa que se demite, eu apenas a comunico formalmente", conta o consultor Erik Penna. Ou seja, é importante fazer uma autocrítica da atuação no trabalho e se concentrar em melhorar os pontos falhos;

SEU TRABALHO ESTÁ CADA VEZ MAIS ESVAZIADO: hoje, você realiza bem menos tarefas do que quando começou a trabalhar na empresa? As responsabilidades que eram suas foram passadas para outras pessoas sem que ao menos a chefia imediata consultasse você? Problema à vista: colegas, chefes e diretores já devem estar percebendo que seu tempo ocioso está cada vez maior, o que pode significar seu nome incluído na próxima lista de demissão. Novamente, uma conversa clara e objetiva com a chefia é a melhor alternativa. Paralelamente, invista no aprimoramento profissional;

VOCÊ TEM POUCA INICIATIVA: com o passar dos anos, a tendência de muitos funcionários é se acomodarem, cumprindo as tarefas e dificilmente indo além. Não trazem ideias novas, não são proativos nem sugerem soluções diferentes para os problemas. "Conhecimento técnico é importante, mas atitude é fundamental", diz o consultor Erik Penna. Ter iniciativa é fundamental no trabalho, sempre, e não só nos primeiro meses de empresa;

VOCÊ NÃO ESTÁ SENDO CHAMADO PARA REUNIÕES: sua agenda vivia cheia, mas, hoje, não há uma única reunião marcada para os próximos dias, ao contrário do que acontece com seus colegas? Cuidado. A não ser que suas tarefas tenham mudado significativamente e não exijam reuniões, o fato de ser esquecido pode ser um mau sinal. Nesse caso, fale com a chefia para entender o que está acontecendo, para que possa mostrar possíveis falhas suas e apontar soluções. "Qualquer profissional que deseja ter sucesso deve assumir o controle de sua vida, tomar decisões profissionais e criar o caminho que ache mais correto", afirma o educador e coach Maurício Sampaio;

SER ARROGANTE: a pessoa que pensa "Eu já sei tudo" é uma das piores inimigas de um trabalho estável e produtivo, já que essa ideia leva ao comodismo e à inércia. "Grandes impérios e personalidades começaram a cair quando a arrogância tomou conta das pessoas", afirma o consultor Erik Penna. Em uma época globalizada e em constante evolução tecnológica, as mudanças ocorrem com muito mais frequência do que há 20 ou 30 anos. E isso afeta todas as áreas. Portanto, ninguém sabe tudo sobre um trabalho. Sempre há algo a aprender, inclusive com os colegas. Humildade e aprimoramento constante são palavras-chave para o sucesso.

 

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