Seu trabalho tem futuro?

Seu trabalho tem futuro?

Certa vez, ouvi dizer que, caso coloquemos um sapo em uma panela com água, ele ficará quietinho. Caso acendamos o fogo sob a panela, continuará parado. Com o passar do tempo, sentirá a água esquentar, mas continuará sem se mover. Quando a alta temperatura começar a incomodá-lo, tentará pular para fora, porém, o estado de relaxamento no qual se encontrará, devido ao tempo que ficou na água morna, impedirá que consiga reunir forças para sair da “armadilha” na qual se encontra; portanto, morrerá cozido.

Esta estória pode ser utilizada para que reflitamos sobre o futuro do trabalho que exercemos. Será que a água da nossa “panela” não está esquentando? Segundo o site Universia, com a evolução da tecnologia e o desenvolvimento de novas técnicas e demandas do mercado, profissões antes indispensáveis desapareceram até do vocabulário. Você já ouviu falar, por exemplo, do albardeiro? Esse profissional era responsável por vender e fabricar albardas, mais conhecidas como celas, colocadas nos lombos dos animais de carga.

Outro exemplo, mais atual, é a profissão de datilógrafo. Há poucas décadas atrás, o profissional, em sua maioria mulheres, era indispensável em qualquer escritório. Com o surgimento e popularização dos computadores, porém, a profissão tornou-se cada vez menos requisitada. Atualmente, a internet e os softwares têm invadido cada vez mais o mercado de trabalho, com consequentes diferenciais na demanda por profissionais. Surgem novas profissões e desaparecem outras em um ritmo cada dia mais acelerado.

Durante os anos que trabalhei em Instituições Financeiras, acompanhei o desaparecimento de várias funções, como a de operador de telex, por exemplo. Além disso, várias outras funções tiveram uma queda acentuada na quantidade de funcionários que as exercem. A função de caixa é um exemplo. Os mais velhos devem se lembrar que existia nas agências bancárias a “bateria” de caixas, ou seja, vários caixas lado a lado. Atualmente, mesmo as grandes agências não possuem muitos caixas, pois foram substituídos pelo “auto atendimento”, que são aquelas máquinas que existem na entrada de toda agência, e pelo Internet Banking.

Fique esperto e não espere a água ferver! Caso sinta que ela começou a esquentar, pule para fora da panela, antes que morra cozido. “Sapo” escaldado tem medo até de água fria!
 

Compartilhar: