Site: a primeira impressão que temos de uma empresa

Site: a primeira impressão que temos de uma empresa

Diz um velho ditado que a primeira impressão é que fica. Quando não conhecemos uma empresa, e desejamos conhecê-la, o primeiro passo é acessar seu site. Diante dessas duas considerações, pode-se concluir que as empresas devem se preocupar em desenvolver um site com qualidade, pois, normalmente, ele é a porta de entrada para estabelecermos um primeiro contato com elas.

Alguns empresários podem se perguntar se é mesmo necessário criar um site, visto que, atualmente, a interação com os clientes tem ocorrido, predominantemente, por meio das mídias sociais. De acordo com matéria publicada pelo UOL, quando o assunto é presença digital, as duas opções são importantes; e uma não elimina a outra. Tanto sites quanto perfis nas mídias sociais são canais de interação com clientes potenciais de um negócio, mas cada uma dessas ferramentas tem características e propósitos específicos.

Ao criar um site, a empresa melhora a comunicação com seus clientes e também aprimora a gestão do negócio. Portanto, os resultados tendem a crescer significativamente, pois haverá maior controle sobre informações estratégicas e aumento da credibilidade da marca.

A matéria do UOL também ressalta que, mesmo que a empresa esteja alcançando um bom volume de vendas por meio das mídias sociais e o negócio seja pequeno e local, o empresário não deve abrir mão de desenvolver um site próprio. Dentre os motivos, pode-se destacar: ganhar visibilidade, transmitir credibilidade, aumentar as vendas, investir em marketing digital e monitorar dados estratégicos.

Também é importante destacar que, atualmente, as pessoas procuram por tudo que precisam por meio da Internet e, se não encontrarem sua empresa, certamente encontrarão seu concorrente. O Google é o maior mecanismo de pesquisa da Internet e é o que a maioria das pessoas recorre quando tem uma pergunta ou precisa resolver uma necessidade.

Portanto, de acordo com a agência Site Líder, a criação do site de uma empresa deve ser feita de acordo com as técnicas de Search Engine Optimization (SEO), que permitem aos robôs do Google enxergar a empresa como uma opção de qualidade e relevante para a experiência dos usuários. Fatores como um servidor rápido e de qualidade, conteúdo bem estruturado e a aplicação correta de tags permitem que o site seja melhor posicionado nas páginas do Google.

Os empresários devem ter em mente que um site incompleto e sem organização pode arranhar a imagem de qualquer marca. Afinal, os clientes esperam encontrar uma página profissional, que passe credibilidade e que seja fácil de usar. De acordo com outra matéria publicada pelo UOL, um site deve possuir, basicamente, os seguintes itens: início ou home, quem somos ou sobre a empresa, o que a empresa oferece: produtos ou serviços, dúvidas ou perguntas frequentes e contato.

Já aconteceu com você de navegar em um site e não encontrar o que está procurando? Ou que parece que as informações ficam escondidas ou dispostas de maneira que não faça sentido? Para que isso não aconteça com o seu site, é importante que ele tenha uma usabilidade intuitiva. Isso significa que vai ser agradável navegar nele e, consequentemente, o usuário vai acabar ficando mais tempo ali. E não porque ele está procurando informações, mas porque ele está encontrando tudo o que precisa acerca de determinado assunto ou produto. 

De acordo com o Studio Visual, para ter um site com layout intuitivo e simples de navegar, é importante que ele tenha sido bem desenvolvido. Portanto, caso o empresário não possua conhecimentos relacionados à programação de sites, acredito que seja imprescindível contratar uma empresa especializada para elaborar o trabalho de criação. Obviamente, isso terá um custo. Porém, depois dos argumentos apresentados nesse texto, acredito que o empresário deve encarar esse custo como um investimento. 
 

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