Socorro: tenho um chefe incompetente!

Socorro: tenho um chefe incompetente!

Em uma pesquisa divulgada em agosto de 2013, a empresa de recrutamento Vagas revelou que 60% dos brasileiros estão insatisfeitos com seus chefes. Na enquete, respondida por mais de dez mil trabalhadores, a maioria dos gestores é descrita como bipolares, autoritários, inseguros ou enroladores. Além disso, 36% dos que opinaram na pesquisa consideram pedir demissão por causa de seu superior.

Segundo especialistas ouvidos por UOL Comportamento, o alto nível de insatisfação pode ser consequência de diferenças na forma de trabalhar, de se relacionar, dificuldade de entender os desafios daquele cargo e reconhecer os méritos do superior ou até mesmo inveja. Mas o problema, muitas vezes, está mesmo com quem está ocupando o cargo mais alto. Para os especialistas, de fato, existem muitos chefes incompetentes e despreparados para a posição que ocupam.

Clara Linhares, professora da Fundação Dom Cabral com experiência em desenvolvimento gerencial e de pessoal, afirma que o tipo mais comum de chefe incompetente é o que não tem preparo para gerenciar. "O chefe não precisa ter conhecimento de tudo, ele precisa liderar a equipe", diz.
Edilberto Camalionte, sócio da empresa Atingire, concorda que o profissional que não sabe chefiar é facilmente encontrado no mercado. "A pessoa tem um bom desempenho técnico e vira chefe por isso, mas é um péssimo gestor. Não sabe delegar, resolver conflitos e dar feedback". Para ele, esses casos são consequência da falta de visão da empresa, que não sabe identificar se o bom funcionário tem perfil para o cargo de liderança.

Quando se trata de chefes incompetentes, os especialistas são unânimes em um ponto: se seu chefe é assim, o mais sensato é sair. Primeiro, verifique na empresa se há possibilidade de uma mudança. Se não tiver, é importante pensar em trocar de empresa. "O chefe pode ficar ali muito tempo, dependendo no nível de poder e conveniência à empresa", diz Clara.

Enquanto a oportunidade de trocar de equipe ou emprego não surge, alguns cuidados devem ser tomados no dia a dia. Um deles deve ser o de se diferenciar do chefe, tentando mostrar para outros gestores que a incompetência é do líder, e não de toda a equipe. Clara aconselha a não ficar falando sobre sua insatisfação com colegas de trabalho, porque a conversa pode cair no ouvido do superior, que poderá usar seu poder para prejudicar o funcionário. Outro conselho: estar atento para que ele não se aproprie indevidamente de seus projetos e sugestões. "Quando for falar de suas ideias, divida-as com mais pessoas".

Já que o tema abordado é relacionamento profissional, acesse o link apresentado na sequência para conhecer as “barbaridades” feitas pelos personagens da novela Amor à vida e, dessa forma, aprender algumas dicas de como não se portar no ambiente de trabalho:

https://mulher.uol.com.br/comportamento/noticias/redacao/2013/11/13/seu-chefe-e-incompetente-aprenda-a-lidar-com-ele.htm

Compartilhar: