Toda empresa possui um “Jimmy” latente

Toda empresa possui um “Jimmy” latente

A concorrência é um dos maiores desafios que uma empresa enfrenta em mundo globalizado. Cotidianamente, os concorrentes estão bolando novas estratégias para seduzir e conquistar novos clientes. Por outro lado, para manter seus clientes fiéis, a empresa também deve adotar estratégias que privilegiem o bom atendimento e a satisfação de suas necessidades.

Logicamente, depois que a empresa começa a possuir um porte maior, o empresário não consegue lidar sozinho com todas as tarefas inerentes ao seu bom funcionamento; portanto, ele passa a contratar funcionários. Após algum tempo, tais funcionários passam a conhecer todas as estratégias que o empresário adota para manter seus clientes fiéis.

Na verdade, caso o empresário não mantenha o foco no negócio, os funcionários passarão a possuir um vínculo maior com os clientes que ele mesmo. É nesse momento que o funcionário, ao conhecer o funcionamento do negócio e possuir um forte relacionamento com os clientes, pode se tornar um concorrente.

Foi isso que aconteceu com o folclórico “Cadinho”, personagem da novela Avenida Brasil. Ao invés de administrar sua empresa, ele só se preocupava em administrar suas três mulheres. Enquanto isso, Jimmy, seu funcionário de “confiança”, montou uma empresa concorrente. Como ele era profundo conhecedor da carteira de clientes da empresa do Cadinho, passou a oferecer a eles condições mais vantajosas; portanto, ela faliu.

Para que uma empresa tenha sucesso, o empresário deve buscar um equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional. Logicamente, a vida pessoal é muito importante. Porém, ele não pode abdicar da gestão do negócio. Diz um velho ditado que “são os olhos do dono que engordam o gado”. Além disso, para que um funcionário não monte um negócio igual ao seu e leve seus clientes consigo, é imprescindível que esteja satisfeito e acredite que é melhor continuar sendo seu parceiro que se tornar seu concorrente.

Compartilhar: