Trabalhe para viver ao invés de viver só para trabalhar

Trabalhe para viver ao invés de viver só para trabalhar

O dia possui 24 horas e podemos dividi-lo em três grandes partes. Em média, dormimos oito horas. Outra parte do dia é dedicada a atividades diversas como diversão, translado, saúde, higiene, refeições etc. As horas restantes são utilizadas para exercermos nossa atividade profissional. O interessante é que estas são as melhores horas do dia, normalmente das oito da manhã às seis da tarde. Trabalhamos no período onde o sol brilha e o corpo está mais disposto.

Uma pessoa que começa a trabalhar aos 20 anos só conseguirá se aposentar, em média, aos 55 (sem levar em conta que a reforma da previdência, com certeza, aumentará este prazo). Isto quer dizer que dedicamos os melhores anos de nossas vidas ao trabalho. Portanto, é importante que reflitamos se vale a pena nos tornarmos escravos do trabalho. Será que nossa atividade profissional não está exigindo mais de nós do que deveríamos oferecer?

Diante disso, gostaria de fazer uma proposta: trabalhe para viver, não viva só para trabalhar. O trabalho deve ser um meio para atingirmos nossos objetivos, não nosso único objetivo na vida. Não há como negar que ele é uma grande fonte de realização pessoal e que devemos nos dedicar muito para que as atividades que o compõem sejam sempre bem feitas. Porém, o problema ocorre quando nos esquecemos do lazer, da família e da espiritualidade.

Na busca por mais dinheiro, poder e status, há pessoas que se dedicam somente ao trabalho, enfrentando jornadas diárias de mais de 12 horas, trabalhando, inclusive, nos finais de semana. Fazendo isso, estamos vendendo nossa alma e nosso corpo ao diabo. Logicamente, um dia ele virá cobrar sua dívida, na forma de doenças fisiológicas e psicológicas (gastrite, depressão, enfarte etc).

Não podemos nos esquecer de que o corpo humano é uma máquina e tem limites. Toda máquina precisa de manutenção para funcionar bem; portanto, o sono e o lazer são imprescindíveis para nós. Não devemos levar os problemas do trabalho para casa. Vamos curtir a família e as boas coisas que a vida nos proporciona, e que nem sempre reconhecemos. Vamos fazer isso antes que acordemos em um lugar diferente, cheio de nuvens e anjos, e vejamos que é tarde demais.

 

Compartilhar: