Transforme seus chipanzés em homo sapiens

Transforme seus chipanzés em homo sapiens

Constantemente, por meio de nossos e-mails, recebemos pequenas estórias, cujos autores são desconhecidos. A grande maioria é de pouca utilidade e traz conclusões óbvias. Apesar disso, outro dia, recebi uma que me fez pensar. Tratava-se de uma experiência feita com alguns de nossos “antepassados”.

Foram colocados cinco chimpanzés em uma jaula. Colocou-se também, preso a um gancho, um suculento cacho de bananas. Por mais que tentassem, eles não conseguiam alcançá-lo. No outro dia, foi colocada uma escada no centro da jaula. Rapidamente, o mais esperto percebeu que poderia utilizá-la para alcançar as bananas. Quando ele finalmente pegou uma e se preparou para comê-la, o tratador jogou nele um jato de água bem fria, assim como nos outros quatro.

A mesma rotina se estendeu por vários dias, até que eles desistiram de pegar as bananas. Quando isso ocorreu, um dos chimpanzés foi substituído por outro, que não sabia de nada. Ao ver o cacho de bananas e a escada, tentou subir para pegá-las. Quando os outros quatro perceberam o que ele faria, logo partiram em sua direção e o surraram. O novo chimpanzé não entendeu o porquê, mas percebeu que não era conveniente pegar as bananas.

A experiência continuou, até que todos aqueles que tinham tomado jatos de água fria tivessem sido substituídos. Ao final, a jaula era habitada por cinco chimpanzés que, apesar de não saberem o porquê, não pegavam as bananas. Essa estória pode nos trazer uma reflexão: “várias empresas estão lotadas de funcionários chimpanzés, que seguem procedimentos estranhos sem ao menos questioná-los. Eles acreditam que, se as coisas são feitas de uma determinada forma, tudo deve continuar como sempre foi feito”.

Alguns empresários gostam de funcionários assim, que não contestam o que deve ser feito. Porém, sugiro que eles repensem sua postura e procurem ter funcionários “homo sapiens”, ou seja, homens que raciocinam. Os procedimentos executados em uma empresa sempre devem ser repensados. Os japoneses chamam isso de Kaizen, que significa melhoria contínua. Ninguém melhor que os funcionários para identificar procedimentos errados ou defasados e propor mudanças. Dêem uma chance para os chimpanzés se tornarem “homo sapiens”, pois, dessa forma, a empresa só terá a ganhar.

 

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