Vantagens e desvantagens dos funcionários "grisalhos"

Vantagens e desvantagens dos funcionários "grisalhos"

Embora tenham uma visão positiva sobre o valor da experiência, das habilidades de resolução de problemas e da postura dos profissionais mais velhos no ambiente de trabalho, as empresas não demonstram um movimento estratégico no sentido de aproveitar melhor as potencialidades daqueles com mais de 45 anos para atender as suas necessidades de talentos.

Essa é a principal conclusão da pesquisa Envelhecimento da Força de Trabalho no Brasil, que analisou como as empresas estão se preparando para conviver com equipes que, em 2040, serão compostas principalmente por profissionais acima de 45 anos.

Realizada pela PwC em parceira com a FGV-Eaesp, a pesquisa ouviu 108 empresas no período de novembro de 2012 a janeiro de 2013. Dentre as principais vantagens que as empresas percebem em ter profissionais mais velhos em suas equipes de trabalho, destacam-se:

•    Experiência profissional com relação aos conhecimentos adquiridos ao longo da carreira (94%);
•    Comprometimento e senso de responsabilidade demonstrados pelos mais velhos (73%);
•    Diversidade de ideias e pontos de vista dentro das equipes (73%);
•    Capacidade de disseminar a cultura da organização para os profissionais mais novos (51%);
•    Capacidade de disseminar os comportamentos esperados pela organização, dos mais velhos para os mais jovens (49%).

Além das vantagens, a pesquisa também identificou desvantagens que as empresas percebem em ter profissionais mais velhos em suas equipes de trabalho. Dentre elas, destacam-se:

•    Falta de flexibilidade e adaptação às mudanças ocorridas na empresa (96%);
•    Dificuldade em lidar com as novas tecnologias (80%);
•    Dificuldade em se manter atualizado em relação às novas exigências do mercado (69%);
•    Acomodação por conta da aposentadoria (63%);
•    Dificuldade de reconhecimento da liderança quando os mais velhos são liderados pelos mais novos (56%).

Dentro das empresas onde atuam, cabe aos "grisalhos" destacar as vantagens que apresentam em relação aos mais novos. Porém, isso não basta. É imprescindível que também reconheçam suas desvantagens potenciais e adotem estratégias para transformá-las em vantagens. Caso eles não “abram suas mentes” para superar tais desvantagens, sua empregabilidade no mercado de trabalho estará em risco.

Fonte: Revista Administrador Profissional – n°322 – abril 2013.

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