Você administra bem suas finanças?

Você administra bem suas finanças?


Dinheiro é problema ou solução? A resposta é: depende da relação que se tem com ele. Para quem tem disciplina e evita contrair dívidas desnecessárias, dinheiro pode significar a realização de um sonho. Por outro lado, caso seja mal gerenciado, poderá trazer muitas dores de cabeça.

Para ajudar as pessoas a administrar melhor a renda e garantir que ela seja suficiente para cobrir seus gastos mensais, o Portal Brasil, um site desenvolvido e mantido pelo Governo Federal, fornece dicas de especialistas em finanças sobre como cuidar melhor de sua renda e aproveitar melhor os benefícios que uma vida financeira estável pode proporcionar. Dentre tais dicas, gostaria de destacar:

Trace objetivos: primeiramente, a pessoa deve definir um objetivo, um sonho que quer realizar com seu dinheiro, para não sair gastando em coisas que não agregam valor ou que não sejam importantes. Caso ela defina que quer viajar no fim do ano, deve ir guardando o dinheiro necessário. Dessa forma, evitará dívidas e pagamento de juros;

Equilíbrio financeiro: é fundamental ter em mente que é preciso gastar menos do que se ganha. Portanto, a pessoa deve elaborar um orçamento e cumpri-lo. Logicamente, é preciso ter disciplina para colocá-lo em prática. Porém, caso ainda não a tenha, isso pode ser apenas uma questão de tempo. Em muitos casos, uma situação financeira desequilibrada decorre de maus hábitos, que precisam ser combatidos. Mudar a cultura de “gastador” para a cultura de “economizador” nem sempre é fácil, mas é totalmente possível.

Endividamento: devemos tomar muito cuidado com financiamentos e compras parceladas. Isso não quer dizer de forma alguma para não fazê-los. Porém, é preciso avaliar se vale a pena. Um carro financiado custa muitas vezes o valor de três carros, da mesma forma que um aparelho de som financiado custa dois. Normalmente, não entra em nossa cabeça que aquilo comprometeu o salário dos meses seguintes e nos esquecemos de que nossa disponibilidade financeira será menor até quitarmos a dívida;

Investimentos: o ideal é investir no mínimo 10% do que se ganha para o futuro. Parece impossível? Saiba, entretanto, que não é. Mas, se para você parece impossível hoje, é o sinal mais importante que você precisa mudar e aprender mais sobre como cuidar do seu dinheiro. Para buscar a independência financeira é preciso saber investir. Qual o melhor investimento? Não há resposta, todos são bons. Tem um para cada perfil. Uma mesma pessoa tem que ter várias opções de investimentos, desde a poupança até mesmo as ações.

Caso queira checar como está a sua relação com o dinheiro e se você está sabendo gerenciar bem sua renda, acesse o link disponibilizado na sequência e faça os dois testes elaborados pela Serasa. Eles possuem, respectivamente, 10 e 21 perguntas. Após respondê-las, confira o diagnóstico sobre a sua atual relação com as finanças.

https://www.brasil.gov.br/sobre/economia/educacao-financeira/cuide-do-seu-dinheiro/voce-administra-bem-suas-financas

Compartilhar: